• Carregando...
 | Divulgação/SPVS
| Foto: Divulgação/SPVS

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), um material especial foi preparado pelo projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCom. É o BOLO Verde, nome dado ao Boletim de Leitura Orientada, informativo bimestral que traz sugestões sobre como usar as reportagens produzidas pelo jornal. São dicas de leitura e de atividades em sala de aula. O material traz ainda os conceitos de uma “educação conservacionista”, resultado de uma parceria entre o projeto e a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), que trabalha há 30 anos na conservação da biodiversidade.

Ajuda às crianças com neoplasia

Há 32 anos a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) abriga crianças com câncer e seus familiares que chegam a Curitiba para tratar a doença. Em 2015, a associação enfrenta uma grave e inédita crise de alimentos. São cinco refeições diárias para todos os moradores temporários da casa, que somados aos gastos com atendimento odontológico, equipe multidisciplinar e transporte, geram um mensal de R$ 150 mil. Para se manter em pé, a APCN apela à comunidade para receber doações de alimentos, além de itens de higiene e limpeza. A entidade fica na Rua Oscar Schrappe Sênior, 250, no bairro Tarumã, em Curitiba. Mais informações sobre como doar pelo telefone (41) 3024-7475.

Loja vazia

Quem for ao Shopping São José durante o mês de junho vai poder escolher entre fazer compras ou deixar algumas roupas na Loja Vazia. Parece maluco, mas é uma iniciativa dos rotarys de São José dos Pinhais para arrecadar agasalhos, os quais serão doados a pessoas carentes. O objetivo é aguçar a curiosidade dos visitantes para um tema de interesse social. E funciona. Em 2013, a iniciativa arrecadou uma tonelada em doações. As pessoas podem ajudar com roupas e calçados, novos e usados. A campanha vai até 21 de junho. O shopping fica na Rua Izabel A Redentora, 1.434, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Divulgação

Cães da aldeia

Cerca de 50 cães e oito gatos moram na aldeia indígena Araçaí, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. No quesito amor, os animais vão bem. Mas ração e remédio muitas vezes ficam em falta. O pessoal da ONG Animalia Curitiba se solidarizou com a situação e lançou uma campanha para reunir alimentos, vermífugos, antipulgas, vitaminas, entre outros itens necessários à saúde dos bichos. Além disso, a médica veterinária Marcela Boni se voluntariou para coordenar equipes de castração no local. Quem quiser também pode ajudar na arrecadação para os humanos da aldeia. Leite, fubá, macarrão, além de itens de higiene e limpeza (pasta de dente e fraldas infantis) são bem-vindos. Para mais informações sobre como ajudar, entre em contato a ONG pela página no Facebook: www.facebook.com/animaliacuritiba .

Sangue pelo esporte

Você dá o seu sangue pelo esporte? Os atletas ligados à Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) da Prefeitura de Curitiba, literalmente, deram. Eles estiveram no banco de sangue do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) na última segunda-feira (1.º), no lançamento de uma campanha para manter alto o estoque do banco, durante o inverno. Bom exemplo. O hospital recebe doações de segunda a sexta-feira das 8 às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. O HNSG fica na Rua Alcides Munhoz, 433, Mercês, em Curitiba.

Dia dos solteiros

Quem não tem companhia para comemorar o Dia dos Namorados, pode aproveitar a promoção inusitada do Shopping Palladium, em Curitiba. Solteiros e solteiras concorrem a 300 ingressos para uma sessão gratuita de cinema no IMAX 3D, na próxima sexta-feira (12), às 20 horas. Os escolhidos assistem a uma pré-estreia exclusiva de Jurassic World, novo filme da franquia Parque dos Dinossauros. Interessados têm até esse domingo (7) para se inscrever pela página www.facebook.com/shoppingpallaium.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]