Se de repente o seu negócio envolver embarques e desembarques pelo porto, é bom conhecer um pouco da linguagem própria falada nesse tipo de local. Pois o governo do Paraná acaba de editar o Dicionário Básico Portuário, uma ferramenta que pode ajudar quem pretende conhecer um pouco mais sobre essa modal de transporte. Por exemplo, o que é cabotagem, calado, carga a granel ou clintagem? O dicionário explica direitinho. Saiba, por exemplo, que demurrage é uma multa por sobre-estadia (ficar mais tempo que o previsto), e que desembaraço é o ato de retirar cargas ou fazer sair passageiros de uma embarcação.
* * * * * *
Trabalho bem feito
Um morador antigo das proximidades da Praça do Atlético tem um elogio a fazer à Diretran. Isso mesmo. Desta vez não se trata de uma reclamação, mas de agradecimento pelo bom trabalho realizado nesse fim de semana. Segundo o morador, a feira de carros antigos que acontece na praça funcionou como um relógio no sábado e no domingo. E quem viu como era o trânsito antes sabe do que ele está falando. Era uma bagunça total. Está aí: quando o trabalho é bem feito, os elogios aparecem.
"Arrastão" dominical
Famílias de prole numerosa são comuns na periferia, mas ontem cedo apareceu uma mulher com "filhos! demais nas ruas do bairro Boa Vista, em Curitiba. Ela comandava um "arrastão" de crianças de oito a 10 anos eram pelo menos 12 meninos e meninas. A mulher posicionava-se numa esquina enquanto as crianças batiam palmas na frente das casas. Uma operação dessas sempre rende alguma coisa, ainda mais num domingo de Páscoa. Mas será que a mulher não estaria explorando a criançada? E quem eram todas aquelas crianças?
O carro-melancia
A febre do "tuning", transformação feita em carros para deixá-los de acordo com as preferências do dono, às vezes se torna exagerada. Na Ucrânia, por exemplo, um homem mandou transformar seu carro numa melancia ambulante. Deve ser interessante por alguns dias ou semanas, mas com o tempo até o dono vai enjoar. Melancia, aliás, parece um motivo forte. Na Rússia, uma fábrica de bolsas lançou um modelo que reproduz uma bela fatia de melancia, que faz um grande sucesso.
Câmbio e artes
A última edição da Revista Fecomércio-PR traz reportagem sobre a tradicional Casa Londres que, durante décadas, foi a loja procurada pelos homens elegantes, que lá encontravam de tudo para vestir-se bem. A casa foi, também, a primeira galeria de artes de Curitiba, pois nos idos de 1940/50 exibia em suas vitrines quadros de pintores então desconhecidos, como Guido Viaro, Theodoro de Bona e Kurt Freysleben. Segundo a reportagem, a loja foi ainda o primeiro "balcão de câmbio" informal da capital paranaense, onde os poucos viajantes internacionais da época trocava nosso dinheiro por pesos argentinos, francos, pesetas e outras moedas.
Amigo eletrônico 1
Aquela garota que "estava meio sumida", mas que tomou vergonha e resolveu voltar a fazer contato com você, está de volta com a pilha toda. Quem ainda não recebeu um e-mail desse tipo? "Oi, aqui é a Adriana. Eu estava meio sumida, mas só para provar que não esqueci de você estou mandando aquelas nossas fotos". E aí, é claro, tem que abrir um link daqueles cheios de armadilhas. Não abra em hipótese nenhuma...
Amigo eletrônico 2
... Outra mensagem eletrônica da moda é aquela que promete 10 regras infalíveis de dieta e emagrecimento. O interessante é que, num fim de semana, dezenas de "amigos" seus enviam e reenviam a mesma mensagem para a sua caixa postal. E falam das vantagens (só tem vantagens, naturalmente) que o sistema oferece. A mensagem diz que "após a confirmação do pagamento enviamos para seu e-mail os dados de acesso com login e senha para acessar o livro virtual "Dieta para Leigos". Resta saber se você terá acesso a algum livro, se o livro é realmente bom, ou se estamos diante de mais uma armadilha eletrônica.
* * * * * *
O jornalista José Júlio Zaruch comanda o Skal Club de Curitiba no biênio 2009/2011. Ele foi escolhido na semana passada. O Skal Club Internacional existe há 75 anos e está presente em cerca de 300 cidades de quase 90 países. Inclusive na capital dos paranaenses.
*** Até 15 de abril podem se inscrever as chapas dispostas a concorrer à eleição para a nova diretoria e conselho fiscal do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. As eleições terão lugar no dia 5 de maio. Informações: (41) 3224-0683.
*** "Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular o pensamento e derrubar preconceitos." (Sigmund Freud)



