• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Depois das calçadas de granito da Rua Bispo Dom José, mais um caso envolvendo o passeio público no bairro Batel, em Curitiba, é questionado. Uma moradora da região conta que, para criar vagas de estacionamento, o escritório de uma famosa construtora eliminou mais da metade da calçada na Rua Bruno Filgueira (foto), na quadra entre a Avenida Vicente Machado e a Rua Olavo Bilac. "Se você passar por este trecho da rua, vai verificar que o público passa a privado", reclama arquiteta e urbanista Carolina Rousseau. Segundo a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, a situação descrita não é recente, data de 2005. O órgão diz que nem a Secretaria de Urbanismo nem a Secretaria de Trânsito concederam licença para estacionamento naquela área.

Resposta

A coluna Entrelinhas procurou a assessoria de imprensa da construtora durante dois dias, mas a empresa não se pronunciou. As duas secretarias municipais de Curitiba estão avaliando quais são as medidas mais adequadas ao caso. A primeira iniciativa será a abertura de um processo de fiscalização pela Secretaria de Urbanismo, com a notificação da empresa para a apresentação da licença da área de estacionamento.

Buracos tapados

No começo da semana a coluna disse que a situação do pavimento na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, estava crítica, com vários buracos. Justiça seja feita, já na quarta-feira, com a trégua nas chuvas, a prefeitura foi até o local e fechou os buracos. Será que o serviço vai se estender às outras regiões de Curitiba? Tomara!

Fuleco

O mascote da Copa do Mundo de 2014, que ganhou o nome de Fuleco, é comercializado pela internet, na versão pelúcia, por preços que variam de R$ 70 a R$ 100, dependendo do tamanho. O escolhido para representar a fauna e a cultura brasileiras é um tatu-bola, que na natureza pesa 1,5 quilo e mede, no máximo, 50 centímetros.

Música na Biblioteca

O músico Angelo Esmanhotto apresenta hoje o concerto K’Alma no projeto "Música na Biblioteca", na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). A apresentação será realizada com um violão eletroacústico, acompanhado de instrumentos virtuais criados em computador. Começa às 17h30, no hall térreo da BPP. A entrada é franca.

"Bicicaixas"

Os principais cruzamentos de Curitiba vão receber sinalização especial para garantir a segurança dos ciclistas urbanos. A chamada "bike-box" – que vem sendo chamada por aqui de "bicicaixa" – é uma sinalização horizontal (pintura no asfalto) feita logo atrás da faixa de pedestres, que garante um espaço exclusivo para posicionamento das bicicletas. Com isso, as bikes ficam na frente dos veículos motorizados quando o semáforo está fechado. O Ippuc está trabalhando no projeto. Embora ainda não haja definição de datas, fontes envolvidas no projeto afirmam que "muito em breve" as ruas da capital devem receber a novidade. Mais informações: bit.ly/irevirdebike

24 quadros por segundo

"Se Amelie prefere viver no sonho e ser uma moça introvertida é direito dela. Pois estragar a própria vida é um direito inalienável."

As aspas foram retiradas do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]