• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Você tem facilidade em Língua Portuguesa, mas não consegue resolver um determinado exercício de Matemática? Que tal ajudar alguém com dificuldades em gramática e em troca descobrir como chegar ao resultado final de uma conta? É isso o que propõe o site Brainly, que já está presente em 20 países e começou a funcionar no Brasil (http://brainly.com.br/) em novembro do ano passado. Por aqui, a plataforma tem cerca de 165 mil pessoas inscritas. Ao se cadastrar, o participante recebe uma quantidade de pontos. Quando tem uma dúvida, ele lança a pergunta e logo recebe ajuda. O número de pontos é suficiente para fazer apenas dois ou três questionamentos. Depois disso, o participante deve ajudar alguém se quiser repor a pontuação – e ganhar o direito de postar mais perguntas.

Alunos preguiçosos

Na página inicial do site, há pedidos de ajuda para entender "quem foi o precursor do cubismo" ou "o que é deflação de dados". Quem pensa em usar a plataforma para resolver tarefas escolares sem ter de fazer esforço, porém, não vai muito longe, afirma à coluna a polonesa Anna Skwarek, uma das coordenadoras do Brainly no Brasil. "Os alunos ‘preguiçosos’ não vão achar o site muito útil, porque realmente precisam de se esforçar um bocadinho e ajudar outra pessoa para poderem ser ajudados novamente", explica. Ela diz que um grupo de moderadores voluntários se encarrega de avaliar as respostas e verificar se estão corretas. Com isso, não tem essa de qualquer um responder qualquer coisa.

Telegramática

Na semana passada, a coluna falou sobre os serviços gratuitos que tiram dúvidas por telefone sobre a língua portuguesa. O leitor Marcelo Renato Jakubiu entrou em contato com o jornal para dizer que já procurou o atendimento do Telegramática, oferecido pela prefeitura de Curitiba, e aprovou o serviço. "Os professores/atendentes são extremamente atenciosos e, além de tirar as dúvidas, das mais simples às mais complicadas, sempre dão explicação sobre a regra. No meu caso, que trabalho com comunicação e crio anúncios, as dúvidas que às vezes surgem são rapidamente sanadas por eles", diz. Só para lembrar, o Telegramática funciona pelo (41) 3218-2425, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Arte do campo

Começou ontem e vai até quinta-feira, em Curitiba, o 2º Festival de Artes das Escolas de Assentamentos do Paraná. Durante todas as noites, o Teatro Guaíra recebe apresentações artísticas de estudantes de 50 escolas de assentamentos do Paraná, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, São Paulo, do Mato Grosso do Sul, Pará, de Pernambuco e do Ceará. Ao todo, o evento reúne cerca de 2 mil alunos. Embora as apresentações no Guaíra sejam restritas aos participantes, o show de encerramento, na quarta-feira, será aberto ao público e vai ocorrer na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico. O show começará às 19 horas e terá como a principal atração o grupo musical Teatro Mágico.

Insegurança

A chuva finalmente deu uma trégua em Curitiba e permitiu que o Conselho Comunitário de Segurança dos bairros Mercês e Vista Alegre promovesse, no domingo, uma manifestação na Avenida Manoel Ribas para cobrar mais segurança no estado (foto 2). O protesto já havia sido cancelado duas vezes por causa do mau tempo. Durante o protesto, os moradores cobraram a concretização de promessas de campanha do governador Beto Richa, como a criação de módulos policiais móveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]