• Carregando...
 | Divulgação/ Chicago Transit Authority
| Foto: Divulgação/ Chicago Transit Authority

A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, divulgou nesta semana seu novo plano de mobilidade, que prevê a implantação do primeiro corredor de BRT (Bus Rapid Transit) – sistema de ônibus com uso de faixas de circulação exclusivas e pagamento da tarifa antes do embarque, em estações elevadas. A decisão, que foi chancelada pelo órgão municipal de trânsito (CTA) e pela Administração Federal de Trânsito (FTA) dos EUA, levou em consideração a eficiência do sistema – que tem como objetivo alcançar o desempenho e a qualidade do sistema de metrô e trens urbanos, mas com custo de instalação muito menor.

Aqui e lá

Ao anunciar a novidade, a prefeitura de Chicago lembrou que o sistema BRT é adotado em diversas cidades do mundo e que Curitiba foi a pioneira na implantação do modelo. A CTA estima que o BRT vá resultar em um aumento de mais de 80% na velocidade operacional dos ônibus nos horários de pico. O projeto será implantado na Avenida Ashland – cuja principal linha de ônibus é a mais congestionada da cidade, com 31 mil passageiros por dia útil. Para efeito de comparação, a linha Santa Cândida/Capão Raso, em Curitiba, atende 171 mil passageiros por dia, mais de 5 vezes mais.

Uso compartilhado

Bogotá, na Colômbia, que criou o sistema Transmilênio, também inspirado em Curitiba, apostou na multimodalidade. O prefeito Gustavo Petro anunciou nesta semana que as canaletas dos ônibus passarão a ser de uso compartilhado entre ônibus e ciclistas, ampliando a rede cicloviária da cidade, que conta com aproximadamente 400 quilômetros. A cidade também lançou edital para contratação de "promotores de ciclovias", agentes responsáveis por prestar orientação aos ciclistas e zelar pela segurança e bem-estar dos usuários. Leia opinião sobre o assunto em: bitly.com/irevirdebikebogota

Ai, que fome!

Um prato de comida quentinho é um santo remédio para o frio ou para a tristeza. Se for possível comer de colher, então, é capaz de sanar qualquer moléstia da alma. Uma dessas combinações "milagrosas" é a polenta cremosa com molho. Saiba onde provar:

Arrumadinho Café e Bar

Localizado na Rua Marechal Deodoro, 839, serve toda terça-feira polenta com ossobuco no almoço. Sai por R$ 19,90

L’Osteria Concheta

Fica na Rua Desembargador Motta, 2.041, e serve polenta com molho de carne (pode ser ossobuco ou mignon). A porção é individual e custa R$ 28

24 quadros por segundo

"Eu não minto para as mulheres, protejo-as da verdade".

A frase foi dita pelo famoso e polêmico personagem Charlie Harper, da série de tevê Two and a half man.

Colaboraram: Alexandre Costa Nascimento e Flávia Schiochet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]