
A toda ação corresponde uma reação, na mesma intensidade, direção, e sentido contrário. É o que diz a 3ª Lei de Newton, uma daquelas regras da Física que dizem muito sobre o nosso dia a dia. É ela que explica a dor daquele chute na quina da mesa, por exemplo, pois a mesa “te chuta” de volta. No Colégio Positivo, a piazada resolveu comprovar essa lei de uma forma mais explosiva. Cerca de 300 alunos do ensino médio trabalharam no último bimestre na confecção de 80 foguetes, que serão lançados no próximo sábado (27), das 8 às 11 horas, no Colégio Positivo Júnior. O foguete funciona com o mesmo princípio de um balão: o ar é liberado no sentido do chão, e o objeto “voa” na direção contrária. A atividade vai ser supervisionada por professores e pedagogos, responsáveis por garantir a segurança e a didática dos lançamentos.
Arraiás do dia
Dois arraiás juninos animam o sábado (27) em Curitiba. No Colégio Marista Paranaense, a tradicional festa junina da Associação de Pais e Mestres deve reunir centenas de pessoas. A entrada é gratuita para crianças até 10 anos e adultos acima de 60. O Ingresso custa R$ 10. A festa vai das 13h30 às 20h30, na Rua Bispo Dom José, 2.674. Já o bairro Tarumã recebe o Arraiá da Saúde, promovido em parceria por diversas entidades, como o projeto Janelas para a Comunidade e a 1ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Será na sede da Escola de Saúde Pública do Paraná, na Rua José Veríssimo, Travessa F, das 15 às 19 horas.
Planos de saúde nos tribunais
Especialista em Direito da Saúde, a advogada Renata Vilhena Silva vem a Curitiba nesta semana para falar sobre os direitos dos consumidores que contratam planos de saúde. Reajuste abusivo de mensalidade, negativas de medicamentos e tratamentos e os direitos dos idosos são alguns dos temas abordados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email vilhenasilva@vilhenasilva.com.br ou pelo telefone (11) 3256-1283. A palestra será na terça(30), às 19 h, no Hotel Mercure (Av. Sete de Setembro, 5.368).
Homenagem
Neste sábado (27), às 9 horas, o endocrinologista Romolo Sandrini recebe uma homenagem na Unidade de Endrocrinologia Pediátrica do Hospital de Clínicas da UFPR (Rua Padre Camargo, 250). O evento é uma iniciativa dos médicos Flávio Tomalich e Regina Viana Cavalcante da Silva. Sandrini, que já foi vice-reitor da UFPR (1998-2002), figura entre os mais renomados pesquisadores de sua área, com reconhecimento mundial. Em 1973, ele criou o Serviço de Endocrinologia Pediátrica do HC, um setor de referência no país.
Vida pessoal
Na última segunda-feira (22), Sandrini recebeu o título de acadêmico honorário da Sociedade Paranaense de Pediatria. O circuito de homenagens ao médico coincide com um momento delicado de sua saúde. Nesta semana, os filhos – a advogada Giovanna Sandrini Berberi e o arquiteto e fotógrafo Juliano Sandrini – relembraram em carta aberta as ausências nas mais de três décadas em que ele se dedicou ao HC e à academia. E que se sentiam recompensados a cada vez que ouviam os agradecimentos dos pacientes e histórias de crianças salvas por ele.



