Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Lição de incivilidade

 |

Uma semana. Esse é o tempo que vai demorar para limpar as ruas de Curi­­tiba após as eleições. Foram 20 toneladas de material de campanha, que se concentra principalmente nas proximidades dos colégios eleitorais. Com a chuva de on­­tem, a situação piorou: os santinhos grudam nas calçadas e ruas, tornando a limpeza mais difícil. Fora o risco que os pedestres correm de escorregar na papelada. Pior é que muitos dos locais de votação ficam em escolas. Péssimo exemplo para as crianças.

É bom saber...

Essa é básica, simples, mas nem sempre lembrada: uma das melhores coisas para aliviar o estresse do dia a dia e, de quebra, esquentar todo o corpo nesses dias frios, é fazer um escalda-pés. Dá para incluir sais de banho, ervas, óleos essenciais. Ou colocar no fundo da bacia algumas pedrinhas ou bolinhas de gude para massagear os pés. Mas nem é preciso: só a água quente já traz os benefícios de aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, e aliviar o estresse.

Resgate cultural

A prefeitura de Curitiba entregou no sábado a nova Riachuelo. Foram investidos R$ 800 mil para revitalizar calçadas e pavimento da rua e recuperar e pintar fachadas em um trecho de oito quadras. O próximo passo é revitalizar a cultura: no local onde funcionava o quartel da 5.ª Região Militar, na esquina da Riachuelo com a Carlos Cavalcanti, vai ser instalado um espaço cultural dedicado ao cinema. Além de duas salas de projeção, o projeto prevê um café, uma biblioteca e uma escola de cinema mantida pelo município.

Boas compras

Mais um site de compra coletiva entra no ar hoje em Curitiba. É o Abuze (www.abuze.com.br), que promete descontos de até 90%. Esses sites funcionam com ofertas de serviços – às vezes produtos também – a preços bastante reduzidos. As promoções começam a valer só quando atingem um número mínimo de vendas. Outros que funcionam no mesmo esquema: www.peixeurbano.com.br; www.clubeurbano.com.br; www.clickon.com.br, www.curitibando.com.br.

Missão impossível

Usuários do transporte coletivo continuam reclamando das máquinas que recarregam o cartão de ônibus. Na sexta-feira, um repórter da Gazeta tentou três delas – duas na Praça Carlos Gomes e uma na Rui Barbosa – e nenhuma funcionava. Ficou sem os créditos. A namorada dele costuma passar por diversos terminais na esperança de encher seu cartão. No dia 13 de setembro, a Gazeta do Povo Online publicou uma nota sobre esse tipo de reclamação. Na época, a Urbs informou que já estava tomando providências. Parece que as medidas não foram suficientes.

Ilustre aniversariante

Hoje o Jardim Botânico de Curitiba completa 19 anos. Um dos principais cartões-postais da cidade , o parque vem recebendo atenção especial desde o início do ano passado, quando foi adotado pelo Grupo Boticário, que já investiu cerca de R$ 1,5 milhão em reformas e melhorias. Entre as obras, foi realizada a lavagem das estufas, reforma dos sanitários e da passarela de acesso ao Salão de Exposição do Museu Botânico, reparos no chafariz e na cascata da estufa principal. Belo exemplo de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

* * * *"O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades."

Vinicius de Moraes, poeta e músico brasileiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.