Em entrevista recente à Gazeta do Povo, a diretora da Diretran, Rosângela Battistella, sugeriu que alguém publicasse um "manual de urbanidade" ou que houvesse nas escolas uma disciplina com esse nome. Em tempos idos, os colégios ensinavam etiqueta que mais do que saber usar todos os talheres num jantar de luxo, consiste em respeitar o espaço do outro. Em tempos de grandes cidades e seus problemas, nada mais natural que a antiga etiqueta fosse rebobinada na forma de urbanidade. As lições não seriam coisa de outro mundo: passariam por não ouvir som no último volume com as janelas todas abertas para falar de uma centena de dicas relacionadas ao trânsito.
E o exemplo?
Parece chatice, mas a prefeitura tem dado provas de falta de urbanidade. A onda agora é cortar as velhas árvores das ruas e substituí-las por novas. O argumento é sempre o mesmo: depois de uma avaliação, descobriu-se que bastaria uma ventania para que houvesse um acidente. O problema é que o diálogo com a população, nessas horas, é abaixo de zero. Na década de 70, quando a cidade passou por um grande plantio, os moradores eram estimulados a regar e a zelar pelas plantas. Cumpriram a tarefa por 30 anos. Da noite para o dia, vem a motosserra e pronto, sem mais. Não custaria nada uma nova campanha e uma notificação aos vizinhos.
Golpe do benefício
Há quem abuse da disponibilidade dos candidatos a bolsas de estudo. Nesta semana, uma enfermeira perdeu a manhã de descanso pós-plantão para levar a filha de 11 anos até um curso de informática no centro da cidade, atraída por um telefonema enigmático. A garota teria sido sorteada para um benefício. Boa aluna no ensino público, a menina pleiteia diversas bolsas de estudo na rede particular. Preocupada em perder o que julgava ser uma oportunidade para a criança, mãe e filha saíram de Campo Magro para descobrir que o telefonema nada mais era do que uma promoção da escola. Sem interesse no desconto, a mulher tentou resgatar o cadastro com os dados pessoais, mas foi hostilizada pelo recepcionista da escola.
Cana Verde
Cerca de 120 mil pessoas devem passar por Siqueira Campos, no Norte Pioneiro até a próxima quarta-feira. A 77ª Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, um dos mais tradicionais eventos religiosos do estado, atrai romeiros de todas as regiões do Brasil. A concentração dos fiéis é na Praça do Santuário. Até dia 6 estão agendadas missas, novenas, procissões e encontros de louvor. A festa é realizada desde 1934.
Rede sem fio
Entre um Big Mac e outro, o freqüentador do McDonalds pode ainda navegar na internet. As lojas Batel e Mercês oferecem a rede sem fio, permitindo que os clientes conectem-se à rede Wi-Fi em seus próprios laptops, notebooks, palmtop ou celulares compatíveis, com conexão gratuita e em alta velocidade. Para utilizar o serviço, basta consultar o gerente de plantão e solicitar a senha no primeiro acesso. As lojas estão identificadas com placas indicativas do serviço.
Doação na praça
A Santa Casa de Curitiba quer estimular a doação de órgãos e tecidos. E hoje vai esclarecer dúvidas e fazer a orientação da população na Praça Rui Barbosa, das 9 às 14 horas. Médicos, pacientes transplantados, pacientes na lista de espera e familiares de doadores vão participar da ação, que também vai fazer pequenos exames médicos como testes de glicemia, pressão arterial, verificação de peso e circunferência abdominal. De janeiro a julho de 2008, a Santa Casa já realizou 25 transplantes de rim, 7 de fígado e 5 de rim e pâncreas simultâneos.
* * * * * *
Trabalhadores da construção civil e seus familiares participam hoje da segunda edição do Dia Nacional da Construção Social. Será no SESI Boqueirão, a partir das 9 horas. Cerca de 5,5 mil pessoas vão participar de atividades de saúde, lazer e cidadania. Uma equipe de advogados da Unicuritiba vai fazer a orientação para documentos, como escritura de imóvel, financiamento de casa própria, aposentadoria e economia doméstica.
**** O Hospital Erasto Gaetner mantém, desde abril, a campanha anual de Ação entre Amigos, com sorteio de prêmios doados por empresários de Curitiba. Quem adquirir um cupom no valor de R$ 5 concorre a um Fiat Uno 0km, uma moto Dafra 150, uma moto Dafra 100, um refrigerador e uma TV 29". Para participar é preciso ligar para o 0800-6434888. O sorteio será no dia 27 de dezembro, pela Loteria Federal.
**** "Nossa vida é, em todos os tempos e antes de tudo mais, a consciência do que podemos fazer." (José Ortega y Gasset).



