• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Qual foi a maior (ou mais engraçada) mentira já publicada e amplamente difundida no Facebook? Essa pergunta foi lançada ontem pela coluna e os leitores participaram em peso. Boa parte deles destacou os boatos envolvendo o próprio Face. Quando esse tipo de informação cai na rede, parece mesmo uma trilha de dominó: uma pessoa cai e leva milhares com ela. Umas das mentiras mais recentes dizia que o Facebook passaria a cobrar uma "taxa de adesão" para um plano especial que garantiria a privacidade das informações postadas pelos usuários. Quem nos lembrou dessa foi a Andreia Gurski (obrigada, Andreia).

Verdade

Para quem ainda está na dúvida sobre a veracidade da notícia, a própria assessoria de imprensa do Facebook garantiu, em entrevista a grandes veículos de comunicação, que a mensagem é falsa e que a rede social é e sempre será gratuita. O proprietário da conta é quem decide a política de privacidade do seu perfil, escolhendo o que pode ou não ficar aberto para conhecidos e desconhecidos.

Fica a dica

Os rumores não param por aí. Já "mataram" muita gente no Face, como lembra a leitora Angela Favaro. Inúmeros usuários, por exemplo, lamentaram em vão a morte do garoto-propaganda da Bombril, Carlos Moreno. Nesse caso, o jeito é pesquisar em jornais e revistas confiáveis antes de espalhar o boato. Já o Facebook tem uma seção de perguntas e respostas só sobre rumores em relação à rede social. Entre em http://bitly.com/boatosnoface e tire suas dúvidas.

Glaucoma

67 milhões de pessoas no mundo têm glaucoma, 900 mil delas no Brasil. O problema é que mais da metade desse total só fica sabendo da doença muito tarde, quando a perda visual está estabelecida. Por isso, o Hospital de Olhos do Paraná e o Shopping Estação realizam hoje, das 10 às 16 horas, exames gratuitos para identificar fatores de risco para o glaucoma. Será no piso térreo do Estação, perto da praça de alimentação. Mais informações: www.hospitaldeolhosdoparana.com.br.

Pichação

A 3ª Vara da Infância e Juventude de Curitiba, no bairro Capão da Imbuia, vai receber hoje um grupo de 30 adolescentes, devidamente acompanhados dos pais ou responsáveis, para uma palestra de conscientização sobre a pichação. A ação faz parte de uma parceria firmada entre a Guarda Municipal, a 3ª Vara e o Ministério Público e vale como uma das medidas socioeducativas impostas aos menores de 18 anos flagrados pichando nas ruas de Curitiba. Nos quatro primeiros meses deste ano, 71 adolescentes foram apreendidos após denúncias pelo telefone 153 – a grande maioria do sexo masculino (69).

Odontoday

Hoje e amanhã os estudantes do último ano de Odontologia da Universidade Positivo (UP) promovem o primeiro Odontoday, com o tema "Atualidade na Odontologia". A programação conta com palestras sobre 18 assuntos diferentes, como o atendimento odontológico a paciente diabético. As vagas são limitadas e as inscrições custam entre R$ 30 e R$ 60. Hoje, o evento vai das 8 horas às 18h50. Amanhã, das 8h30 às 18h10. As palestras serão realizadas no auditório do Bloco Azul, na UP. Mais informações pelo site www.odontoday-up.com.

Colaboraram: Rafael Waltrick e Jorge Olavo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]