• Carregando...
 |
| Foto:

Moradores de Curitiba decidiram ir à luta e brigar pelas áreas verdes da cidade. No último sábado, a coluna trouxe reclamação de condôminos de um prédio no bairro Vila Izabel, indignados com o corte de araucárias no terreno aos fundos do edifício. Dessa vez, o protesto vem de um morador do Centro. Segundo ele, uma árvore que era o xodó de quem mora na região foi retirada na calada da noite, por dois homens que não estavam com o uniforme da prefeitura. A árvore ficava na Rua Voluntários da Pátria, em frente do número 50. "Tiraram a árvore no fim de maio, às 21, 22 horas. A cidade de Curitiba, que se preza por ser tão florida, não pode permitir esse tipo de coisa", diz.

Ilegalidade

Se no caso das araucárias o corte havia sido autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), nesta outra situação o órgão informa que a retirada foi ilegal. "Técnicos do departamento farão uma análise do local para uma possível reposição", informa a SMMA. A secretaria reforça que denúncias sobre retiradas suspeitas de árvores podem ser feitas pela central de atendimento 156. O problema no caso da Voluntários da Pátria é que dificilmente se conseguirá provar quem solicitou o corte.

Mudanças no dicionário

A Real Academia Espanhola optou por rever uma série de verbetes para a edição de 2014 do dicionário oficial da língua espanhola. De acordo com a Revista Galileu, a nova edição (prevista para outubro) é vista como um avanço por trazer mudanças em definições hoje consideradas machistas. Na versão atual, "feminino" é descrito como "débil", "fraco"; e "masculino", como o "indivíduo que tem as qualidades consideradas viris por excelência, como coragem e determinação". Por aqui também temos as nossas pérolas. No dicionário Houaiss, "masculino" é definido como aquele "que tem por característica a virilidade, a força, a bravura".

Em sua opinião, seria o caso de alterar também os verbetes dos dicionários brasileiros? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Gastronomia enquadrada

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) abre hoje as inscrições para a 4ª edição do Concurso de Fotografias "Imagens dos Campos Gerais". Neste ano o tema abordado será a gastronomia da região. O prazo para as inscrições termina em 22 de setembro. Elas podem ser feitas na sede da AMCG – na Rua Ataulfo Alves, 351, no Jardim América – e nas secretarias de Cultura dos 18 municípios associados à entidade. As fotos farão parte de uma exposição itinerante. O concurso deste ano terá duas categorias: amador e profissional. Os vencedores ganharão prêmios como máquina fotográfica, tablets e smartphones. Mais informações: www.amcg.com.br (no link "eventos").

Aula volta, mas ônibus...

Sofreu aperto quem precisou pegar ônibus no terminal Campo Comprido para ir à Universidade Positivo na segunda. As aulas voltaram, mas a frota que circulava era a mesma do período de recesso. O tempo de espera foi enorme e havia muito mais gente do que espaço nos ônibus. Um fiscal percebeu que algo estava errado e pediu veículos extras. Mesmo assim, muitos alunos chegaram atrasados na aula. A Urbs confirmou que houve confusão na interpretação do calendário acadêmico e que estava prevista somente para terça a frota compatível com o período de aulas.

Colaborou: Kátia Brembatti

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]