• Carregando...
 | Alexandre Costa Nascimento/ Gazeta do Povo
| Foto: Alexandre Costa Nascimento/ Gazeta do Povo

O jornalista Alexandre Costa Nascimento, que trabalha aqui na Gazeta e no início do ano participou do Tour d´Afrique, uma expedição de bicicleta pelo continente africano, conta que na Namíbia o asfalto possui garantia. O país tem uma lei que obriga as empreiteiras a escreverem a data em que é feito cada remendo no asfalto, bem ao lado do reparo, garantindo a possibilidade de fiscalização pelo poder público e pela própria população. No trecho da Rodovia B1 (foto), que liga a capital Windhoek a Sesriem, no Deserto do Namibe, é possível ver uma "colcha de retalhos", com remendos feitos havia apenas uma semana ou há mais de seis anos e que ainda resistem.

Já por aqui... (foto 2)

Ao menos naquela parte da África, o reparo não é feito de qualquer jeito. Por aqui, um leitor reclama do asfalto em uma rua do bairro Jardim das Américas, em Curitiba. A via foi recapeada às vésperas das eleições municipais e, em menos de um ano, o fluxo de veículos criou uma elevação no asfalto (foto). O buraco já foi remendado duas vezes apenas neste ano. O leitor lembra que, no caso de um imóvel, a construtora é responsável pela segurança estrutural por vários anos e questiona se não seria o caso de a prefeitura, como contratante, acionar o Código de Defesa do Consumidor contra a empreiteira. O que você acha?

A céu aberto

Enquanto a prefeitura de Curitiba não consegue resolver o problema social dos desabrigados, vão surgindo outros. Um casal de moradores de rua que está acampado na Praça Carlos Filizola, no bairro Cristo Rei, deixa pedaços de papelão, pacotes plásticos e até roupas espalhados pelas redondezas. Além disso, transformaram a praça em um banheiro a céu aberto.

Vinho para todas as ocasiões

Gostaria de entender mais sobre vinhos, mas nunca teve oportunidade? Essa pode ser a sua chance. Hoje, às 19h30, a enóloga Sandra Zottis dará uma palestra no Hipermercado Condor do bairro Água Verde, em Curitiba. O tema será "Vinhos para todas as ocasiões". As vagas são limitadas e para participar basta fazer a inscrição no balcão de atendimento do hipermercado, doando1 kg de alimento não perecível com vencimento a partir de novembro. Mais informações: www.festivaldeinvernocondor.com.br.

Para taxistas e motoboys

Também hoje, a Faculdade Inspirar promove palestra gratuita sobre primeiros socorros para taxistas e motoboys, com o professor André Hoffmann, e ergonomia no ambiente de trabalho, com a professora Cyntha Zilli. A ideia é mostrar como atuar em casos de emergências e evitar lesões por causa das muitas horas de trabalho. Será às 19 horas, na Rua Inácio Lustosa, 794, no bairro São Francisco, em Curitiba.

24 quadros por segundo

"No momento em que amamos, todo mundo tem algo para usar contra nós."

As aspas aí de cima foram enviadas pelo leitor Luiz Parreira. Segundo ele, a frase saiu do seriado de ficção científica Falling Skyes e foi dita pela personagem Marina Perlata. Agradecemos pela participação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]