• Carregando...
 | Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
| Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Vários pedidos de instalação de academias ao ar livre estão sendo analisados pela prefeitura de Curitiba. Atualmente, a cidade tem 125 conjuntos, que mensalmente são utilizados por 322 mil pessoas. As mais concorridas são as academias do Parque Barigui (foto) e a do Passeio Público.

No Brasil, Maringá é a cidade pioneira na implantação das academias. A ideia surgiu em 2006, depois que um assessor da prefeitura viu uma reportagem sobre os conjuntos para ginástica utilizados na China e apresentou a proposta, aprovada pelo prefeito da época. A empresa Ziober Equipamentos Metalúrgicos desenvolveu um projeto, que foi aceito e em pouco tempo virou mania nacional.

A firma começou com dois funcionários e hoje emprega 96 pessoas. Somente no ano passado, a produção mensal passou de 120 para 250 conjuntos. Atualmente, a Ziober tem 8,5 mil academias instaladas em 2 mil municípios brasileiros. Um conjunto montado tem custo estimado entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, dependendo das obras necessárias.

Hoje, há outros grupos que fabricam as academias. E a diversificação dos equipamentos é a nova tendência: há empresas vendendo academias para a primeira idade (crianças) e para adolescentes.

Denúncia recusada

Declarando-se um "observador da sonegação fiscal", um leitor tentou denunciar um comércio de Curitiba que não fornece a nota fiscal. Em contato com a Receita Estadual, foi orientado a registrar a queixa pelo serviço 0800. A surpresa veio quando o atendente disse que ele não poderia fazer a denúncia porque já tinha outra registrada. Depois de uma breve discussão, o contribuinte desligou o telefone, mas ligou para a ouvidoria da Receita e fez outra queixa: agora contra o funcionário do 0800.

Matemática

A disputa entre o Soroban e a calculadora tecnológica, que ocorrerá hoje, a partir das 19h30 em São José dos Pinhais, será no Hotel Howard Johnson (Avenida Rui Barbosa, 9.500), e não no Centro Educacional Top Gun, como informado. A competição terá a participação da campeã brasileira de Soroban, Larissa Ayumi Maki.

Falta de livros

O incentivo à leitura tem sido a principal estratégia de alguns colégios para melhorar o desempenho de seus estudantes. Para isso, tais escolas aumentaram o número de livros de leitura obrigatória. O problema é encontrar as obras solicitadas. Durante as férias, pais de estudantes tiveram de procurar muito e, ainda assim, boa parte não conseguiu o título de preferência dos filhos. O temor das livrarias em comprar muitos livros e ficar com o estoque encalhado seria uma das razões para a ausência dos títulos nas prateleiras. A solução tem sido procurar os livros para empréstimo em bibliotecas, mas também sem garantia de sucesso.

De vento em popa

1.000 cadastros já foram feitos pela Bicicletaria.net, serviço de aluguel de bicicletas licitado pela prefeitura de Curitiba, desde que as operações da empresa começaram no início do mês. Os cadastros se traduzem em bikes ocupadas: nos fins de semana e feriados, as 21 bicicletas são alugadas e nos dias de semana, metade delas, em média. Os postos de aluguel também têm prestado uma média de 30 atendimentos diários não remunerados, que vão desde ajuda para encher o pneu até informações sobre a rede cicloviária e grupos de ciclismo da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]