Acorda Curitiba
Com o projeto Óleo de fritura: de resíduo à riqueza, o município de Porto Alegre (RS) consegue atualmente dar o destino adequado a todo o óleo de fritura produzido na cidade. O produto é recolhido em 120 locais e utilizado, por exemplo, para a produção de ração animal, biodiesel, sabonete e massa de vidraceiro. O Troféu Eco-Cidade foi entregue na terça-feira (05) durante a Resilimp (Feira Internacional de Resíduos Sólidos e Serviços Públicos), evento que ocorre até o dia 7 de maio no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. E aqui em Curitiba, o óleo continua sendo jogado nas bocas de lobo?
Ânsia de multar 1
Morador da rua Padre Anchieta. entre Otávio do Amaral e Francisco Rocha, no Bigorrilho reclama da ação de agentes da Diretran. Em primeiro lugar porque a quadra praticamente não tem comercio, mas a cobrança do EstaR é impiedosa. O leitor costuma deixar o carro na rua à noite, mas outro dia o veículo apresentou uma pane elétrica e ele teve que deixá-lo na rua durante o dia. Mas o porteiro do prédio ficou de avisar o agente sobre o problema, já que um serviço de socorro mecânico havia sido acionado. Pontualmente às 9 horas, segundo relato do porteiro, lá estava um agente de bloquinho na mão e, mesmo tendo sido avisado que o carro não pegava e que o socorro estava chegando, fez a notificação por falta do cartão...
Ânsia de multar 2
... O serviço de assistência não veio e o carro continuou no mesmo local. À tarde veio outro agente e novamente o porteiro explicou o que estava acontecendo. Mas não teve jeito: o agente anulou a notificação anterior e e aplicou uma multa porque o carro estava há mais de 2 horas no mesmo local. O leitor pergunta: "cadê o bom senso? O meu carro estava atrapalhando alguma coisa? Por que essa necessidade de multar a qualquer custo ? Sera que nós, cidadãos que pagamos vários impostos como IPVA, IPTU e inúmeros outros, nem numa situação de emergência podemos utilizar uma via pública sem ter que pagar um ônus por isso?"
Vagas no aeroporto
Comentando a nota "Faltam vagas", publicada pela coluna no domingo e a respeito do congestionamento do estacionamento do Aeroporto Afonso Pena, leitor sugere que a Infraero crie também vagas para os ônibus dos estacionamentos que ficam próximos ao aeroporto. Hoje eles têm que parar em fila dupla, atrapalhando o tráfego. "Há espaço para isso, basta boa vontade da Infraero", diz o leitor. Ele afirma que em outros aeroportos administrados pela própria estatal existem estas vagas específicas. Da mesma forma, pede vagas onde as locadoras pudessem entregar os veículos aos clientes.
Matança de cães
Cinco cachorros foram encontrados mortos no último fim de semana no câmpus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os veterinários voluntários do Grupo Fauna, uma ONG de apoio aos animais, comprovaram que quatro cães morreram envenenados e um foi vítima de maus-tratos. Não é a primeira vez que isso acontece. Desde 2006, cerca de 20 cães foram envenenados no câmpus. O Ministério Público acompanha o caso por se tratar de crime ambiental.
Música solidária
Os pianistas Eula Ferrer e Hideraldo Grosso apresentam na sexta-feira (8), às 20 horas, no templo histórico da Igreja Presbiteriana de Curitiba (Rua Comendador Araújo, 343 Centro), recital de piano a quatro mãos com obras de Mozart, Edvar Grieg, Johannes Brahms e Claude Debussy. Diretora da Escola de Música Laudate de Curitiba, Eula Ferrer também é fundadora da Casa da Cultura de Joinville. Hideraldo Grosso é professor da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá. A renda (ingressos no local) vai para o projeto sócio-evangelístico Oxigenando Idugo, em Moçambique-África.
* * *
Na próxima quinta-feira (07) a Rede Feminina de Combate ao Câncer promove Bingo Solidário no salão da Sociedade Thalia, às 14 horas. O evento, que acontece há mais de 10 anos, tem como objetivo a arrecadação de fundos para o Hospital Erasto Gaertner. Entre os prêmios destacam-se eletrodomésticos como micro-ondas e televisores.
*** Na véspera do Dia das Mães, a concessionária Copava oferece bate-papo com a psicóloga Lídia Weber, pesquisadora e autora de diversos livros sobre relacionamento familiar, sobre o tema "Eduque com carinho: equilíbrio entre amor e limites". A conversa será realizada na loja da Copava no Cabral e começa às 9 horas. Inscrições gratuitas, mas limitadas, pelo fone (41) 3313-3011.
*** "Aqueles que não querem imitar nada, não produzem nada." (Salvador Dali)



