Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

Ginástica infantil

Os aparelhos da academia ao ar livre montada no Parque Barigui, em Curitiba, deveriam ser usados apenas por pessoas de mais de 12 anos. Mas, mesmo na presença dos pais, as crianças se divertem livremente no local. As placas em letras garrafais são simplesmente ignoradas. Existem pais que "penduram" os pequenos nos aparelhos. Outros simplesmente desistem de controlar a criançada e apenas observam a "festa".

Ronald é europeu

Ao participar de uma sabatina com leitores de um jornal paulista, o jogador de futebol Ronaldo Nazário se saiu com esta: disse que prefere que o filho Ronald cresça na Europa porque as crianças brasileiras falam muito palavrão e são muito "malandras". E concluiu o Fenômeno: "qual o pai que não quer o melhor para seu filho?" Tem razão, Ronaldo. Mas é triste saber que uma pessoa que pode dar tudo para o filho acha que o melhor que pode fazer por ele é mantê-lo longe dos brasileiros.

Cão abandonado

O conceito de bem-estar animal, que começa a ganhar adeptos e legislação no Brasil, é levado com rédeas curtas na Inglaterra. Tanto que Ronald West, de 62 anos, foi denunciado por deixar que Taz, seu cão pastor, engordasse a ponto de pesar 45 quilos quando foi encontrado pelos fiscais – 15 quilos a mais que o ideal. West, que poderá pagar multa de até R$ 16 mil ou ficar seis meses na cadeia, foi culpado também por não exercitar suficientemente o animal de 5 anos, que fica preso num apartamento imundo, com fezes e urina em dois dos quartos.

Pura honestidade

Walfran Vaz de Oliveira, um orientador de trânsito de Ponta Grossa, deu na semana passada um exemplo de honestidade. Ele achou uma carteira contendo todo o salário de um cidadão e não descansou enquanto não encontrou o endereço do dono. Procurou em todas as listagens que encontrou, pediu auxílio ao 102 e tudo o mais. Ao chegar ao endereço, o dono não estava, e Walfran então deixou um bilhete – o papel devolveu ao pobre homem a alegria de poder pagar as contas do mês. E deixou uma paz de espírito muito grande ao orientador de trânsito.

Ciclovias arriscadas

Sobre usar a ciclovia da Linha Verde ao invés da pista dos ônibus (Entrelinhas de 15/05), dois leitores se manifestam. O primeiro diz que é engraçado ver a discrepância entre as vias rápidas da Linha Verde (sem radares) para os carros e a ciclovia cheia de obstáculos que deixa o trajeto mais longo, inseguro, lento e cansativo. O segundo leitor diz que não conhece aquela ciclovia, mas confessa que usa a pista do biarticulado ao longo da Avenida Afonso Camargo porque se sente mais seguro. E sugere que os técnicos da prefeitura leiam o conteúdo do link http://blig.ig.com.br/freeride/page/2 para ver como é possível dar prioridade às bicicletas.

Novo perfil

A indústria do tabaco tenta construir uma imagem bem diversa daquela pintada pelas ONGs e pela saúde pública. Investe na qualificação de jovens do meio rural, defende a diversidade da produção agrícola, combate a cobrança excessiva de impostos e se opõe ao contrabando de cigarros. O setor vem levantando inclusive a bandeira da liberdade civil para, obviamente, garantir ao cidadão a opção de fumar.

Sertanejo pirata

A onda da música sertaneja universitária reduziu o lucro dos piratas de CDs. As duplas se multiplicam no estado e vendem discos a menos de R$ 10, ou seja, preço inferior ao dos trabalhos de cantores nacionalmente conhecidos. Assim, a diferença entre o preço do original e o do falsificado é menor, e os CDs de gravadoras clandestinas tornam-se menos atraentes. Como são tantos títulos e é difícil acertar o gosto dos fãs, a alternativa dos vendedores ambulantes tem sido investir em filmes pirateados. Mesmo neste caso, os preços baixaram. Quem antes gritava "é dois por dez", agora oferece uma cópia ou até duas a mais.

Internet do bem

A GVT, que tem um trabalho de uso responsável da rede mundial, participa hoje do debate Uso Seguro da Internet – Proteção à Criança e ao Adolescente, que será realizado durante o evento pelo dia de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes promovido pela Fundação de Ação Social de Curitiba. Será das 8h30 às 17h30 no Salão de Atos do Parque Barigui

* * *

O Centro de Letras do Paraná realiza amanhã, terça-feira, às 17 horas, a sua Terça da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia. Será no auditório do Centro de Letras do Paraná, na Avenida Fernando Moreira, 370, centro de Curitiba.

*** Até 12 de junho, o 5 em 1 Bungy Trampolim e o Arranha Céu são as atrações do ParkShopping Barigui para as crianças. O primeiro é composto por 5 trampolins, que oferecem aos participantes a experiência da força da gravidade. Além disso, é possível fazer malabarismos com o próprio corpo, podendo chegar a uma altura de 8 metros, sentindo a liberdade de um verdadeiro voo. Já o Arranha Céu é uma estrutura de sete metros de altura com sete andares, para crianças a partir de 4 anos e adultos de até 80 quilos.

*** "Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." (Voltaire)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.