Cidadã ligou para a coluna dizendo-se embasbacada com uma cobrança que recebeu nesta semana, da concessionária Ecovia. Em janeiro, seu marido sofreu um acidente na Serra do Mar: ao passar por uma mancha de óleo, num dia de chuva, o carro rodopiou e bateu várias vezes dos dois lados da pista. Por milagre o motorista não se feriu seriamente, mas o carro teve perda total. Pois agora, dois meses depois, a Ecovia cobra R$ 62 por danos ao guard-rail. A leitora perguntou à concessionária se o pedágio caríssimo de R$ 12,50 não cobre essa despesa, mas não. Guard-rails e placas de sinalização não estão incluídos.
Debaixo da terra
O Plano Agache, máximo em urbanismo para a época, não previu o problema de estacionamento no Centro Cívico de Curitiba. Hoje, com os ônibus escolares ocupando o pátio do Palácio Iguaçu e a Praça da Salete cedida para o Tribunal de Justiça, os mortais comuns não têm onde deixar seus carros. Quando estacionam nas ruas próximas, são seguidamente multados pelas equipes da Diretran, por ocupar pontos não liberados. Não seria hora de pensar num estacionamento subterrâneo para a região?
RU das Agrárias 1
A UFPR esclarece que a reforma no Restaurante Universitário do Câmpus Juvevê (Agrárias) foi estendida ao período de início de aulas devido ao procedimento padrão do processo de licitação da obra. Segundo o prefeito da cidade universitária, Ernesto Sperandio, que é também o fiscal de obras, não houve atrasos desde a abertura da licitação a demora é explicada unicamente pelo tempo necessário desde a abertura do edital até a autorização da Universidade para o início da reforma...
RU das Agrárias 2
... Sperandio diz que a licitação foi aberta logo após a confirmação da verba aprovada para o RU, no mês de outubro de 2008. O edital tem um prazo de 45 dias da abertura até o conhecimento da empresa ganhadora. Em 5 de dezembro foi feita a concorrência pública. A execução e a homologação do contrato levam de 15 a 20 dias. A UFPR cumpriu com precisão os prazos estipulados e as obras tiveram início assim que a autorização foi concedida, no fim do mês de janeiro. Em tempo: a casa usada para o atendimento médico das Agrárias também está em reforma.
Enduro a pé
É hoje, às 9 horas, a largada do enduro a pé uma espécie de rally a pé que acontece no Parque Aníbal Khury, em Almirante Tamandaré. A prova tem seis quilômetros e os participantes têm duas horas para percorrê-la. O ponto de encontro para a aventura começa e termina na área de lazer do parque. São esperados 150 participantes e os grupos serão divididos em duas categorias: graduados e iniciantes. Informações: www.trilhape.com.br.
Desrespeito
Quarta-feira à noite, pontualmente às 20h30: o motorista do ônibus Interbairros 1 simplesmente passou direto pelo ponto da Avenida Manoel Ribas, na frente do restaurante Civita. Não haveria nada de errado, caso não houvesse seis pessoas esperando pelo dito ônibus. O pouco caso do motorista, que ainda ficou olhando para o ponto, irritou profundamente os usuários, que chegaram atrasados em seus compromissos, inclusive dar aula para dezenas de alunos, com hora marcada. Como não resolve ligar para o 156, "uma utopia para usuários que querem reclamar dentro de seus direitos", o leitor um professor pede ajuda para a coluna.
Polenta com cachaça
A praça da Maria Polenta, no entroncamento entre as avenidas Getúlio Vargas e República Argentina e a Rua Carneiro Lobo, vem dando dor de cabeça para os moradores da região. Segundo eles, a praça virou ponto de encontro de mendigos que ali bebem e passam as noites e os dias. O supermercado 24 horas defronte à praça é a fonte das bebidas, e o banheiro acessível facilita muito a temporada no local. É comum ver grupos de 5 a 6 pessoas e muita gritaria ao longo da madrugada, o que incomoda os moradores, que temem passar pela praça que leva o nome da mulher que ajudava os pobres em meados do século passado.
Feira sem extintor?
A ser verdade, é um perigo iminente e uma irresponsabilidade dos organizadores. Leitora comenta que, na feirinha gastronômica que funciona às sextas-feiras na Praça da Ucrânia, não há nenhum extintor de incêndio. Ela conta que adora a feirinha é fã por exemplo da barraca da tapioca e das comidas japonesas , mas outro dia puxou conversa com três donos de barraca e perguntou se tinham extintor, porque viu que quase todas as barracas de comidas têm um botijão de gás em pleno funcionamento. E ninguém tinha extintor. "Deus nos livre de tragédias, mas um dos grandes males do ser humano é a falta de prevenção", desabafa a leitora.
* * * * * * * *
Mesmo com toda a dificuldade que estão enfrentando os curitibanos para renovar a carteira nacional de habilitação, há que se fazer uma ressalva em relação aos funcionários do Detran. Em geral, eles mantêm o bom humor e a educação durante o atendimento de uma clientela nervosa e cansada. Ainda bem...
*** Foi dada a largada e começou a contagem regressiva: no próximo dia 25 de abril começa a vacinação de idosos contra a gripe, programa que se estenderá até 9 de maio. No Paraná, a meta é vacinar 835.470 idosos.
*** "A posição do pai na família é ingrata: provedor de todos, inimigo de todos" (August Strindberg, pintor sueco)



