
Inconformado com a velocidade dos carros na Rua João Gava, no São Lourenço, o comerciante Jairo Araújo da Cunha, o Gaúcho da Ópera, está em campanha pela faixa de pedestres. Investiu mil reais em uma placa e na bicicleta que usa para circular pela cidade, recolhendo adesões para o abaixo-assinado que vai encaminhar à Câmara de vereadores de Curitiba. A ideia é fazer o Legislativo criar mecanismos para punir motoristas que não param na faixa, dando prioridade ao pedestre. Gaúcho ainda espera o contato do vereador Jonny Stica (PT) para oficializar o convite de fazer um pronunciamento na Câmara.Eu vou
Doar sangue
O que tem lá
O Dia Nacional do Doador de Sangue foi ontem, 26 de novembro. Mas a ação que pode salvar vidas não deve ser restrita às efemérides. Homens podem doar a cada três meses e as mulheres, a cada quatro meses. Fim de ano é uma época de baixa nas doações, ao mesmo tempo em que a demanda aumenta. Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições gerais de saúde.
Onde fica
Em Curitiba, o Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV. Funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 19 horas. Aos sábados, das 8 às 18 horas. Há também unidades no interior. Informações no Disk Sangue: (41) 3262-7676.
Feira de adoção
Ocorre neste sábado (28), das 10 às 16 horas, na Rua Brigadeiro Franco, 2.189, perto do Shopping Curitiba, o "Cantinho da Adoção", realização que coloca à disposição dos interessados, para adoção responsável, cães adultos e filhotes. Interessados devem levar documento de identidade e comprovante de residência, devendo ainda assinar um termo de adoção e contribuir com R$ 10 para a identificação dos animais adotados. O espaço é cedido pelo antiquário Anjo Barroco.
Sem carro de praça
Uma leitora conta que foi ver um espetáculo no Teatro Guaíra durante a semana e, ao sair, não encontrou táxi nas imediações da Praça Santos Andrade. Se havia alguns em frente do teatro, não foram suficientes para o público que estava lá. A leitora e seus filhos pequenos tiveram de caminhar até a Praça Zacarias para encontrar um carro disponível. Sentiu saudades do tempo em que havia cinemas no Centro e a movimentação nas ruas era maior.
* * * * *
"A única condição necessária para a perpetuação da opressão é que as pessoas se omitam."
Bantu Biki, líder político da África do Sul.



