• Carregando...
 | Antônio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo/Arquivo

Esta é para quem curte natureza, especialmente a observação de pássaros. Em algumas ilhas da região de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, é possível apreciar a revoada do papagaio-de-cara-roxa. As aves saem por volta das 5 horas da manhã e retornam às ilhas, ao entardecer, em bandos ou em casais (os papagaios são monogâmicos). Não são poucos os turistas estrangeiros que vêm ao Brasil apenas para assistir ao encantos do voo do papagaio-de-cara-roxa. Barcos saindo de Guaraqueçaba cobram cerca de R$ 150 por pessoa para fazer o passeio. As agências de turismo da região fazem o contato com os barqueiros.

Onde está o busão?

Um serviço da Urbs pouco conhecido está disponível de graça na internet. Trata-se de uma página que informa, em tempo real, onde estão os ônibus de cada linha que circula oor Curitiba. Os veículos do transporte coletivo são equipados com GPS. A posição é informada minuto a minuto para a empresa pública, que disponibiliza a informação em seu portal. Está tudo em http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/itinerarios. Basta digitar o nome da linha que você quer pegar e consultar onde estão os ônibus. Às vezes, a informação chega incompleta ou um dos ônibus não aparece. No celular, o acesso pode ficar bem lento. Mas, na maioria das vezes, o serviço funciona bem.

Curitiba antiga

Fotos antigas de Curitiba, de todos os tipos. Isso é o que a comunidade de Facebook "Curitiba fotos de antigamente" oferece para os fãs. E não são poucos. A comunidade já passa das 90 mil "curtidas". São fotos que vão desde a passagem do papa João Paulo II pela cidade a imagens aéreas da Praça Tiradentes, do Mercado Municipal da capital no século 19, e muito mais. Para quem gosta de nostalgia, é um prato cheio.

Arte e criatividade infantil

Desenvolver o espírito artístico e de trabalho em equipe da criançada, sempre com muita diversão. Essa é a proposta do Centro de Criatividade de Curitiba, que abre amanhã (5) sua primeira turma de 2015. Crianças de 6 a 11 anos podem desenhar, pintar, construir origami, trabalhar com modelagem e muito mais. As atividades ocorrem todos os dias, das 14h às 17h30, por uma semana. Há turmas entre os dias 5 e 9 de janeiro, e de 12 a 16 de janeiro. São 15 vagas. O valor da inscrição é de R$ 150. Informações: (41) 3313-7192, 8833-0434, ou 9767-7593.

Espaços de leitura

Nesta segunda-feira (5) também é dia da reabertura dos espaços de leitura de Curitiba. As casas Dario Vellozo, Hilda Hilst, Jamil Snege, Manoel Carlos Karam, Maria Nicolas, Miguel de Cervantes, Nair de Macedo, Osman Lins, Paulo Leminski, Walmor Marcelino e Wilson Martins, Bondinho da Leitura, Estação da Leitura Pinheirinho e Espaço da Leitura Eucaliptos estarão de portas abertas e aguardam os novos e os habituais frequentadores. Que tal conhecer, ou visitar novamente, um desses locais e começar o ano apreciando um bom livro?

Colaboraram: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo, Kátia Brembatti e Rogério Galindo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]