
Uma banca em Pinhais chama a atenção de quem passa porque, além de vender pastéis, coxinhas, doces e refrigerantes, também compra cabelo e faz mega-hair. Fica evidente que o anúncio da compra de cabelos nada tem a ver com a banca; é uma propaganda que oferece um nome e um telefone. É óbvio que o corte de cabelo não será feito ali, e muito menos a operação de mega-hair. Mas, como o anúncio está sobre a barraca, a primeira impressão que fica é que o salgado poderia vir premiado. Meu sonho é ...
"Na primeira vez que eu vim para Curitiba fiquei assustado com tanto movimento e com o barulho. Eu não conseguia me localizar e só voltava para a casa da minha tia com a ajuda das pessoas. Mas isso faz uns cinco anos. Hoje eu posso dizer que conheço bem a cidade e meu sonho é ser taxista. Quero aproveitar esses cursos de idiomas que vão oferecer nas cidades da Copa e dirigir um táxi carregando torcedores de outros países. Eu acho que tenho facilidade para aprender línguas."
Welington, 21 anos, estudante morador na região do Pinheirinho.
Previsões certeiras
O sol que apareceu ontem no começo da tarde serviu para iludir os curitibanos que não tinham prestado atenção na previsão do tempo. Aos poucos, ele foi sendo encoberto por nuvens cada vez mais grossas e, no fim da tarde, já chovia em pontos de Curitiba e região metropolitana. Bom que já dá para acreditar nas previsões de tempo. Os meteorologistas erram cada vez menos, auxiliados por equipamentos mais sensíveis. Para sua informação, deve esfriar a partir de sexta-feira.
Amigo é tesouro
Hoje, 20 de julho, são comemorados o Dia Internacional da Amizade e o Dia do Amigo. E nunca será demais lembrar que "quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro". E por falar em comemorações, 26 de julho é data familiar festiva: o Dia de Santa Ana (mãe da Virgem Maria) estende-se também a seu esposo, São Joaquim, e por isso o dia é dedicado também à vovó e ao vovô.
Sola para vender
Quem não teve ou pelo menos quis ter um Nike Shox, aquele tênis com uma sola imitando um conjunto de molas? Hoje em dia, é o modelo mais falsificado. Encontram-se dezenas de modelos de cópias em lojas que vendem produtos pirateados. Agora, o golpe de misericórdia na exclusividade: lojas que vendem couros e similares sintéticos, e vendem também solas para fazer todo tipo de calçados, incluíram o "solado Nike Shox" no rol de produtos.
Guadalupe confuso
Ônibus continuam a engarrafar o trânsito na antiga Rodoviária. Não fosse suficiente a entrada brusca e perigosa dos grandes veículos, "que vêm em cima dos carros", como diz um leitor, chama a atenção que, na hora de rush, perto das seis e meia da tarde, "nenhuma autoridade com apito e gentileza lá comparece para ajudar os veículos a entrar de vez na rua principal", completa. Segundo ele, os motoristas colocam os ônibus aos pouquinhos, tentando ganhar espaço e roubando o tempo de todos. "Que tal um guarda lá, ao menos em hora muito tráfego?", propõe o leitor.
Metade do preço
Em vários pontos de Curitiba funcionam "filiais" de uma "rede de lojas" que cresce em velocidade espantosa. Trata-se da conhecida "Robauto", que tem esse nome porque vende produtos roubados, embora o nome se deva, originalmente, a carros e acessórios roubados. É bom que o comprador saiba que produtos "pela metade do preço" ou são frutos de roubo ou então foram comprados com cartões clonados. Se o comércio não perdeu, quem teve prejuízo foi a pessoa que teve o cartão clonado. Sem falar que receptação é crime.
* * * * *
"Em termos de estilo, nade com a corrente; em termos de princípios, mantenha-se como uma rocha."
Thomas Jefferson, presidente dos Estados Unidos.



