
O grupo de pichadores "Cretinos", citado nesta semana pela coluna, vem sendo monitorado há algum tempo pela Guarda Municipal de Curitiba. A informação foi repassada ontem pelo coordenador do órgão, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. Segundo ele, a Guarda tem um serviço de inteligência que acompanha manifestações em redes sociais, principalmente relacionadas a crimes ambientais contra animais e a pichações. Por meio desse monitoramento, muitas pessoas já teriam sido identificadas. Carvalho afirmou ainda que a pichação não é um crime de periferia. "Hoje o perfil [majoritário] é a pessoa de classe média alta, com ensino médio completo ou superior. E 50% dos pichadores são adultos", diz.
Terno e gravata
De acordo com o coordenador da Guarda Municipal, há pichadores que chegam de terno e gravata em edifícios, sobem com algum pretexto e deixam seus rabiscos nas fachadas dos andares superiores. Há modalidades distintas de pichação, da mais simples, feita com spray comum, até aquelas criadas com a utilização de extintores de incêndio. "São várias técnicas e equipamentos, que não são baratos", afirma. Carvalho ressalta que a Lei Municipal 8.984/96 prevê multa de 714,20 Ufirs (Unidade Fiscal de Referência) para pichadores. "Mas o prefeito enviou pedido à Câmara Municipal solicitando a conversão da multa para R$ 1.698, já que a Ufir foi extinta no país", diz. Para quem vende o spray para menores de 18 anos, a multa é de R$ 4,2 mil.
Adesivo curioso!
Ontem pela manhã, em frente do Hospital Cajuru, em Curitiba, um carro chamou a atenção da reportagem da Gazeta. Em adesivo colado no vidro traseiro do veículo, o motorista mostra sua revolta: "Visite Curitiba e leve uma multa de recordação. A cidade mais ecológica do mundo, cada esquina tem um Pardal", reclama.
Cursos de idiomas on-line
Quer aprender uma nova língua sem ter de sair de casa ou gastar dinheiro? A rede de colaboração universitária Universia Brasil pesquisou vários cursos de idiomas on-line grátis e agrupou os melhores no seu site (http://bit.ly/18c5J6i). Os links para as aulas estarão disponíveis até 26 de setembro. Diariamente o site publica programas de três línguas diferentes. Além do inglês e do espanhol, há cursos de alemão, árabe, chinês e francês, entre outras línguas.
RU vegano
Na próxima quarta-feira (25 de setembro), todas as refeições servidas nos Restaurantes Universitários da UFPR serão veganas, ou seja, preparadas sem nenhum produto de origem animal. No total, serão 8 mil refeições que atenderão os alunos da universidade. O objetivo é marcar o primeiro dia do Vegfest 4º Congresso Vegetariano Brasileiro, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira. O Vegfest será realizado de 25 a 29 de setembro, na UFPR e no Mercado Municipal Setor de Orgânicos. Mais informações: www.vegfest.com.br.
Violência
Neste sábado, 21 de setembro, será realizado em Curitiba o curso "Violência contra a mulher e seus desafios atuais", ministrado pela professora Leonor Maria Cantera Espinosa, do Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona. Será das 8 às 12 horas, na Universidade Tuiuti do Paraná. O curso é voltado a psicólogos, docentes, estudantes de pós-graduação em Psicologia e demais interessados.Mais informações: (41) 3331-7652.




