O caderno Bom Gourmet tem um novo desafio da receita, com um ingrediente escolhido pelo chef paraense Paulino da Costa, da DOP Cuccina: o palmito de pupunha. E ele dá uma dica preciosa a quem quer enfrentar a disputa. O palmito pode ser usado em entradas, em pratos principais, em caldos e em sobremesas. Paulino avisa que o mais importante é ser original, criar receitas exclusivas e experimentar, saindo do lugar comum. O vencedor vai receber o chef em sua cozinha, para preparar a receita campeã. Prepare-se para ver sua receita no Bom Gourmet. Os leitores podem enviar as receitas até 26 de abril, no www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet.
Silêncio, hospital
Fim de tarde, cruzamento da Visconde de Guarapuava com a Alferes Poli. O semáforo da Visconde abre, mas há automóveis parados no cruzamento porque a Alferes Poli está congestionada. Os motoristas começam a buzinar. O coro ganha adeptos e o barulho fica cada vez mais alto. O buzinaço ignora que ali está um hospital, a Santa Casa de Misericórdia, e seus doentes. Como não há para onde ir, os carros continuam todos parados enquanto os semáforos abrem e fecham mais uma vez. Só na terceira mudança o trânsito deslancha. Resumo da ópera: em tempos de trânsito pesado, a buzina só serve para tornar o engarrafamento ainda mais chato.
Eterna reforma
Usuários do sistema de transporte coletivo estão reclamando da demora na ampliação do terminal Campina do Siqueira. As obras foram iniciadas no ano passado e até hoje não foram concluídas. O maior problema apontado pelos passageiros é o pó, que cobre o terminal com a movimentação dos ônibus. O calor e falta de chuva tornam insuportável a espera por ônibus no terminal.
Cervejas protestam
Fantasiados de cerveja, manifestantes protestaram nesta semana próximo ao Parlamento britânico, contra o plano que prevê aumento dos impostos sobre a cerveja. O protesto foi organizado pela associação das fábricas de cerveja e dos pubs (bares típicos) britânicos (BBPA). No quarto trimestre de 2008, as vendas totais de cerveja no Reino Unido caíram 8,3% em relação ao mesmo período de 2007.
Posto elevado
Viatura da Polícia Militar deixou de aparecer no cruzamento da Avenida das Torres com a rua principal da Vila Torres, uma área considerada de risco em Curitiba. Justamente para reduzir os assaltos aos pedestres e demais usuários é que, em acordo com a prefeitura e com a Fiep, foi construída uma plataforma elevada de onde os ocupantes da patrulhinha podiam observar o ambiente e, com isso, desestimular as ocorrências.
Avise os vizinhos
Vizinhança solidária é uma das recomendações das autoridades para inibir a ação dos marginais que agem nos bairros residenciais das cidades. Se essa prática tivesse sido seguida, teria evitado um roubo em área nobre de Curitiba. Um proprietário viajou com a família e não se deu ao trabalho de avisar os vizinhos. Um deles chegou a ver, alta madrugada, uma pessoa dentro da casa. Imaginando, porém, que o estranho fosse morador, deixou de chamar a polícia.
Calçadas precárias 1
Moradores da Rua Alberto Bolliger, proximidades com a Itupava, no Alto da Glória, reclamam e esperam providências por parte da prefeitura de Curitiba quanto às condições em que se encontram as calçadas naquele ponto do bairro. A dificuldade para caminhar, principalmente por parte dos mais idosos, é cada vez mais maior. Raízes de velhas árvores afloraram e destruíram o calçamento, elevando ou rebaixamento os blocos de cimento...
Calçadas precárias 2
... Não bastasse isso, outros pontos, onde não existem árvores, também estão em péssimo estado, até pela constante afluência de público e de comerciantes, na tradicional feira livre de sábado pela manhã. Há verdadeiras armadilhas para o pedestre, independente da idade.
Transtorno
A loja do Mercadorama que havia na Rua Amintas de Barros, próximo à Reitoria da UFPR, fechou nesta semana. Até domingo, funcionou normalmente. No dia seguinte, nas portas fechadas, cartazes convidavam o cliente a ir até o mercado da Rua XV bem próximo, por sinal. O problema é que essa loja, bem maior, está sempre lotada, e as filas são muito demoradas. Pior para muitos idosos que moram perto do mercado fechado, acostumados com a facilidade de fazer suas compras.
* * * * * * * *
Patrocinado pelo Senac-PR, o livro Pinhão indígena a culinária do Paraná, da culinarista Helena Menezes, traz em suas páginas extensa pesquisa sobre a história do pinhão, como símbolo e como ingrediente. Segundo a última edição da revista Fecomércio-PR , a obra oferece também dicas e receitas de outros pratos típicos da culinária paranaense.
*** Especialistas de vários estados participam no próximo domingo, dia 18, no Hotel Radisson, do Simpósio Anual de Neurologia, evento promovido pelo Hospital Pilar que tratará de temas relacionados à saúde dos idosos. Um dos assuntos discutidos será a iatrogênese, doença causada por medicamentos em excesso. Informações: (41) 3072-7317.
*** "Páscoa dos braços da cruz para a ressurreição Jesus dedica todo seu amor à humanidade, para que ela compreenda que ele é a via que conduz à felicidade eterna." (João Darcy Ruggeri)



