• Carregando...
 | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Pais, alunos, diretores, professores e funcionários de escolas municipais da regional do Portão, em Curitiba, reclamam das mudanças no esquema de segurança nas unidades. Segundo eles, até o fim do ano passado, havia um guarda municipal em cada uma das escolas, durante todo o período de aulas, que se estende das 7 às 18 horas. A partir deste ano, porém, não há mais guardas lotados nos colégios, que são atendidos com rondas. Quando necessário também o serviço é acionado por telefone.

Ainda segundo a comunidade escolar do bairro, a presença do guarda era importante para a prevenção da violência. "Desde que eles saíram daqui, há pessoas estranhas rondando a escola, provavelmente traficantes que querem oferecer drogas aos alunos", conta uma professora, que pediu para não ser identificada. "Outro problema é o trânsito. Sem o guarda, tem muito motorista que cria suas próprias regras e coloca as crianças em risco", reclama a mãe de dois alunos da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli.

A Guarda Municipal não confirmou a retirada dos guardas das escolas do Portão e de outros bairros de Curitiba, mas admitiu que seu quadro funcional está defasado. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, hoje a corporação teria que dobrar seu efetivo formado por 1,5 mil agentes. "Já foi solicitado um concurso público para contratação de novos agentes, o que está sendo analisado. A expectativa é que, no prazo de um ano, mais 200 agentes entrem para o contingente", diz a nota.

Apesar da defasagem do efetivo, a Guarda assegurou que nenhuma escola da rede municipal está desprotegida. "Todas são atendidas com a presença efetiva ou por meio de rondas frequentes, com motos e viaturas."

Prêmio Bom Exemplo

De 6 a 31 de março, moradores de Curitiba e região metropolitana podem indicar pessoas que se destacam por suas ações cidadãs para concorrer ao Prêmio Bom Exemplo Paraná, realizado pela RPC TV e pela Fundação Dom Cabral. A iniciativa pretende estimular a solidariedade e enfatizar a importância de uma convivência respeitosa. Qualquer pessoa pode indicar candidatos ao prêmio, bastando se inscrever no site da RPC (www.rpctv.com.br/premio-bom-exemplo) e enviar a indicação. Os ganhadores vão ser revelados no evento de premiação, no dia 9 de maio, em Curitiba.

Eu leio Brasil

Com a proposta de conquistar mais espaço para autores brasileiros nas editoras e nas livrarias, assim como incentivar a leitura de títulos nacionais, a escritora brasiliense Janaina Rico criou o movimento "Eu Leio Brasil". Ela fez uma fan page para o movimento, uma petição online e já tem 1,3 mil assinaturas (http://www.peticao24.com/eu_leio_brasil).

Só para mães

Amanhã, às 14 horas, o CineMaterna no Cinemark do Shopping Mueller realiza uma sessão exclusiva para mães e bebês de até 18 meses. O filme em cartaz é "O Lado Bom da Vida", escolhido por meio de uma enquete. A sessão será em um ambiente planejado para garantir o conforto das mães e seus filhos, o que inclui ar-condicionado, som reduzido, iluminação suave e trocadores com fraldas descartáveis e lenços umedecidos. Crianças que já engatinham terão um tapete de atividades para brincar enquanto as mães assistem ao filme. Os ingressos custam R$ 14.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]