
Dona de um pet shop da Rua Manoel de Souza Dias Negrão, no bairro Boa Vista, encontrou outro dia um orelhão inteiro (cano, cobertura de fibra e telefone) jogado no portão de seu estabelecimento. Como precisava da passagem, recolheu o equipamento para o pátio e ligou para o 0800 da empresa Oi. Mas não pôde sequer registrar o problema. Do outro lado da linha, a moça queria o CPF da "reclamante", que na verdade estava fazendo um favor para a concessionária. Ao ligar para a assistência técnica Oi, não teve melhor sorte.
* * *
Conversa afiada
A minha Curitiba eu gravo
Se tudo sair como previsto, a partir da próxima quinta-feira a Casa Romário Martins, no Largo da Ordem, vai se tornar uma das sedes oficiais do aniversário de Curitiba. Embora pequeno são 160 metros quadrados o espaço vai abrigar meia dúzia de televisores que formarão a mostra "Curitiba (nós)". Um dos aparelhos deve chamar muita atenção: vai reproduzir depoimentos de moradores da cidade gravados no endereço eletrônico curitiba-nos.blogspot.com. Promete. Com a palavra, a antropóloga Márcia Kersten, diretora de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba.
Por que esse formato?
Porque uma cidade é um quebra-cabeça. Tem a minha e a sua cidade. É dinâmica. Os depoimentos reunidos têm o poder de mostrar que são muitas Curitibas.
E as críticas à cidade...
Tomara que apareçam. Ainda não vi as falas, mas acredito que todo tipo de comentário deva aparecer.
Qual o tom até agora?
Nostálgico. Os curitibanos que gravaram sua voz no blog estão falando de saudade, de outros tempos. Há também desejos. E a Curitiba de hoje.
Vai ser possível gravar na hora?
Claro. Vamos instalar um lambe-lambe dentro da Casa da Memória. Quem passar pelo Largo, é só chegar.
* * *
De volta ao passado
Nesta segunda-feira, dia 21, na programação do reinício de suas atividades, o Centro Feminino de Cultura oferece a suas associadas a exibição do filme Oh, Marietta!, com a diva Jeanette MacDonald, sucesso em 1935. Dizem que o filme é emocionante. O centro, aliás, comunica que, a partir de 30 de março e até 10 de abril, seu auditório será palco de seis peças do Festival de Teatro de Curitiba. Informações: (41) 3232-8123.
E o sino sumiu
População do bairro e fiéis da Igreja Santo Antônio de Órleans, junto ao viaduto da BR-277, gostariam de saber onde está o sino daquele templo, que segundo a história foi doação da Família Real brasileira daí a origem do nome Órleans, tanto para a Igreja quanto para o bairro. A peça pode até estar no alto da torre da igreja, mas está calada há tanto tempo que os moradores começam a estranhar. Já que a Avenida Toaldo Túlio foi remodelada, que tal fazer o sino aparecer e, assim, dar mais um presente de aniversário a Curitiba.
* * *
"A amizade verdadeira não aceita e nem estabelece prazo de vencimento."
João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.




