• Carregando...
 |
| Foto:

A dificuldade de adaptação ao ambiente escolar não ocorre somente com os estudantes que apresentam deficiência intelectual, mas também com os superdotados. Em Foz do Iguaçu, uma organização não governamental (ONG) se especializou no atendimento a esses alunos. Criada em 2011 por um empresário e um psicólogo, a Elevens aplicou um teste para 2 mil crianças da rede municipal de ensino de Foz. A partir do mapeamento, 36 estudantes de 11 e 12 anos foram selecionados para participar de atividades gratuitas oferecidas por intermédio da ONG. As primeiras aulas, de iniciação científica em Astronáutica e Astronomia, foram feitas no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, no Parque Tecnológico de Itaipu. Após o curso, cinco alunos conquistaram medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia.

Conteúdo universitário

Em 2012, o projeto foi incorporado pela faculdade particular Uniamérica. Lá, os alunos têm estrutura e biblioteca à disposição. Atualmente participam do projeto 29 estudantes. Duas vezes por semana, eles assistem a aulas de Química, Biologia, Pensamento Crítico, Educação Financeira, Biografologia e Meteorologia. Nesse primeiro semestre, os alunos também tiveram noções de Direito e fizeram um júri simulado. As aulas são dadas por professores voluntários e alguns conteúdos, a exemplo dos de Biologia, são os mesmos repassados a universitários.

Menonitas

Parte do cotidiano de uma das maiores colônias de menonitas do mundo, no estado de Chihuahua, no México, pode ser vista no Paraná, numa exposição montada pela Universidad Autónoma de Ciudad Juárez (México). A primeira cidade a receber a mostra foi Palmeira, na colônia de Witmarsum, que também é formada por menonitas. As 32 fotografias foram ainda expostas num shopping central de Ponta Grossa e agora seguem para o prédio da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A mostra começa na segunda-feira e vai até o dia 30. A intenção dos professores mexicanos é levar as imagens para a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, mas a data não está definida.

Tradição

Os menonitas são um grupo religioso que surgiu no século 16, pregando a divisão entre Estado e Igreja e o fim do batismo infantil. Ao contrário dos menonitas de Palmeira, os mexicanos são mais conservadores: os trajes seguem o mesmo padrão (homens vestem macacão jeans e camisa xadrez e mulheres usam vestidos longos), meninos e meninas não se sentam juntos nas salas de aula e as mulheres da colônia não podem ter contato com pessoas de fora.

Vale dos Dinossauros

Na última quinta-feira foi inaugurado oficialmente em Foz do Iguaçu um espaço com reproduções de 20 espécies de dinossauros – os robôs emitem sons, movimentam a cauda e os braços, abrem a boca e mexem os olhos. O Vale dos Dinossauros fica no Foz do Iguaçu Park Show, onde também funciona o Museu de Cera Dreamland. Entre as espécies em exposição está o Tiranossauro Rex, com altura de um prédio de quatro andares e 23 metros de comprimento, da boca à cauda. O T. Rex, como é mais conhecido, viveu há mais de 65 milhões de anos. O Vale não traz apenas dinossauros adultos, mas também filhotes e até alguns ainda dentro de ovos (foto).

Colaboraram: Denise Paro e Maria Gizele da Silva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]