• Carregando...
 |
| Foto:

A falta de respeito ao usuário do transporte coletivo de Curitiba chegou ao auge ontem, por volta das 12h30. Três passageiros que estavam no ponto à espera do Vila Rex (em frente do Conjunto Residencial Novo Mundo) sinalizaram para o ônibus parar, mas não só viram o motorista acelerar e passar reto como receberam um "tchauzinho". E tudo isso na semana em que a prefeitura anunciou o reajuste de R$ 0,25 na tarifa, que passa a R$ 2,85 hoje, e os profissionais do setor garantiram um aumento de 10,5%.

Para piorar a situação, os passageiros tomaram outro ônibus, o Formosa, e chegarem à Praça Rui Barbosa em tempo de encontrar o Vila Rex e o motorista engraçadinho batendo papo. Pura falta de respeito com quem paga o salário dele.

Em alta

1.103 doses da vacina contra a gripe foram vendidas pelo Frischmann Aisengart na primeira semana da campanha. Em outras clínicas particulares da capital, a vacina também está sendo oferecida e, segundo os funcionários, a procura está alta, mas não há registro de filas.

Para não cumprir

As regras existem, mas, na falta de fiscalização, não são cumpridas, como outras tantas. Trata-se da lei estadual que limita o peso do material levado na mochila escolar. Ela foi sancionada pelo governador Beto Richa, que vetou o artigo que fixava a Secretaria Estadual de Educação como o órgão responsável pela fiscalização e não indicou um substituto. Enquanto não há uma definição, os abusos persistem.

Há escolas particulares que estão enviando folhetos anunciando o aluguel de armários – um serviço terceirizado. A lei, porém, estabelece a oferta gratuita de armários pelos próprios colégios.

A mãe de um menino de 7 anos, inconformada com o peso da mochila do filho, fez o teste nesta semana: a criança pesa 24 quilos e mochila, oito quilos. Na escola do garoto há armários para que as crianças deixem o material, mas para fazer todas as tarefas agendadas, ele teve de levar quase tudo para casa. Faltou bom senso e organização aos professores.

Prova dos nove

E, para provar que o peso da mochila é um problema mais comum do que se imagina, fisioterapeutas do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba pesarão as mochilas de quem for esse sábado na Praça da Espanha, entre 10 e 15 horas. Os profissionais orientarão a população sobre o peso adequado de mochilas e bolsas e os problemas ocasionados à coluna vertebral com a sobrecarga, dentro da Campanha de Prevenção de Dor na Coluna do ITC.

Encontro com escritores

O jornal Café Sabor Leituras, em parceira com a comissão organizadora do evento comemorativo aos 167 anos do Colégio Estadual do Paraná, promove o encontro "Meu primeiro livro". Serão dois dias de bate-papo, hoje e amanhã, com escritores da cidade. Hoje, a conversa terá a participação de Anthony Leahy, autor de mais de 10 livros sobre Curitiba, do jornalista Mauri Konig, referência em jornalismo investigativo e autor do livro Narrativas de um correspondente de rua, e de Willy Schumann, autor do livro Cidade dos Monges.

* * * * *

Colaborou Diego Ribeiro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]