• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Em dezembro de 2013, uma carta escrita por um menino de 13 anos – e deixada na calçada de um bairro nobre de Curitiba – foi levada pelo vento e encontrou destino certo. O pedaço de papel, com pedido de uma muda de roupa, um sapato e uma cesta de Natal, chegou até o representante comercial Roberto Sambati Filho, que se mobilizou para que Vitor Melchior, a mãe, Marili (foto ) , e os irmãos encontrassem o "Papai Noel" pela primeira vez. A história, narrada pela coluna Entrelinhas, logo se espalhou nas redes sociais e uma corrente de solidariedade se formou. O texto teve cerca de 40 mil visualizações e quase 5 mil compartilhamentos nas páginas da Gazeta do Povo no Facebook. "Até junho consegui ajuda das pessoas, com roupas e comida, depois parou", conta Roberto, que até hoje mantém contato com a família.

O básico

Nesse tempo todo o representante comercial percebeu que não adiantava suprir a família com mantimentos ou eletrodomésticos sem antes garantir um dos direitos mais básicos: o de uma moradia segura. "Demos a eles coisas essenciais, como geladeira, fogão, tevê e até um videogame para o Vitor. Um rato roeu o forro de espuma do fogão e o videogame queimou porque entrou água na casa", explica Roberto. Além disso, por causa da violência e da briga de gangues no bairro onde Vitor mora, a Vila Torres, o menino volta e meia deixa de ir para a escola. A esperança é que a situação melhore com a mudança da família, que conseguiu uma casa popular em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Solidariedade de encher caminhão

Eles devem se mudar até março e agora Roberto se movimenta para mobiliar a casa da família. "A saída deles dessa rotina furará essa membrana que existe hoje e que impede que melhorem de vida. Vão construir uma história belíssima", afirma. Se no ano passado o caso comoveu dezenas de pessoas, quem sabe desta vez não movimente empresas interessadas em ajudar? Quem puder colaborar pode entrar em contato com o Roberto por e-mail (betinhosambati@gmail.com).

Serenata

Para celebrar o Natal, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) promove hoje (22), a partir das 18h30, mais uma serenata de fim de ano para os pacientes. Este já é o sétimo ano consecutivo da apresentação. Caracterizados de presépio vivo, os membros de um grupo voluntário apresentam canções natalinas e levam em todos os leitos e UTIs a imagem do menino Jesus. De acordo com voluntários, o momento é único e muito emocionante. "Já presenciamos cenas inesquecíveis durante a serenata, como uma criança que nos escutou e saiu do coma, e pessoas que melhoraram. Isso nos motiva a realizar a ação todos os anos", afirma a colaboradora Melise Bochnia.

Cartões eletrônicos

A Tetra Pak promove neste fim de ano uma campanha que deve estimular as pessoas a retomarem a tradição de enviar cartões de Natal, ao mesmo tempo em que ajudam projetos sociais. Para participar, basta acessar o site www.nataltetrapak.com.br/ e enviar um cartão de Natal virtual para amigos, familiares ou colegas de trabalho. Para cada cartão eletrônico encaminhado, a Tetra Pak entregará um litro de leite longa-vida. A empresa espera distribuir mais de 10 mil litros após o Natal. O projeto, realizado todos os anos desde 2005, beneficiará a campanha "Natal Sem Fome dos Sonhos", da Ação da Cidadania, em São Paulo (SP), e o projeto Selo Social, em Ponta Grossa (PR).

Ainda dá tempo

Amanhã é o último dia para aproveitar as feiras especiais de Natal das praças Osório e Santos Andrade (foto), em Curitiba. As duas vendem produtos artesanais e presentes com temas natalinos, além de oferecerem barracas de lanche. A feira da Praça Osório funciona das 10 h às 22 h. A da Praça Santos Andrade pode ser visitada das 10 h às 21 h.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]