• Carregando...

      Há cerca de um ano uma faixa pendurada na fachada da Igreja Bom Jesus do Portão, em Curitiba, anuncia que o imóvel será pintado com o apoio da marca de tintas Coral. Quem passa por ali se pergunta quando é que finalmente a paróquia ganhará novas cores. A resposta foi dada à coluna na última sexta-feira: a pintura deve começar entre janeiro e fevereiro. A igreja foi parcialmente destruída por um incêndio em 2007 e conseguiu recursos de potencial construtivo para a reconstrução. O potencial construtivo permite que uma empresa construa um prédio mais alto e com maior área, em regiões determinadas pela Lei de Zoneamento e Uso do Solo Urbano, em troca do repasse em dinheiro a uma obra de interesse público. O convênio com a prefeitura foi firmado em dezembro de 2012, mas alguns entraves burocráticos fizeram com que a reforma começasse apenas em setembro do ano passado.

      Uma nova Igreja 2

      A Igreja do Portão apresenta o título de Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP). Segundo a arquiteta responsável pela obra no imóvel, Aline Soczek Bandil, a reforma inclui obras no telhado e nas instalações elétricas, além de restaurações artísticas no interior da igreja. Todo o processo deve levar cerca de dois anos para ser concluído. O custo total da obra é de aproximadamente R$ 2 milhões.

      Fachada solidária

      O Grupo KF, dono da Churrascaria KF, da KF Carnes e da KF Eventos, deixou um grande apelo na fachada de seu imóvel (foto), que fica na Vila Izabel, em Curitiba. Os empresários pedem aos pichadores e grafiteiros que economizem os sprays. A iniciativa funciona da seguinte forma: a cada mês em que os muros do açougue não sofrem com pichações e demais depredações, um valor de R$ 500 é destinado a instituições carentes da capital paranaense.

      Diretas Já

      A partir deste domingo, a Boca Maldita, no Centro de Curitiba, vai receber uma exposição sobre o período da ditadura militar e um dos episódios mais significativos para o resgate da democracia no Brasil: o movimento Diretas Já. Um ônibus biarticulado abrigará a mostra "30 anos: 1º Comício Diretas Já – Curitiba". Há três décadas, no dia 12 de janeiro de 1984, cerca de 40 mil pessoas se reuniram para o primeiro grande comício pelas Diretas Já, realizado em Curitiba, justamente na Boca Maldita. Dentro do ônibus, a mostra se divide em três núcleos, que apresentam textos, charges, imagens e três vídeos de aproximadamente um minuto de duração sobre o golpe militar, a repressão e o comício na capital paranaense. A visitação, gratuita, pode ser feita até o dia 23, das 11 às 21 horas.

      Unila

      Neste domingo, a lei que criou a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu, completa quatro anos. As atividades acadêmicas da universidade tiveram início no segundo semestre de 2010. Em 2013, a instituição promoveu a seleção de alunos para o seu primeiro curso de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. Já em 2015, segundo a assessoria de imprensa da Unila, serão implantados 15 novos cursos de bacharelado e licenciatura, entre eles o de Medicina, cujas discussões já foram iniciadas.

      Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]