O governo brasileiro, na semana passada, finalmente criou regras para os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). A idéia é que quem liga para um call-center não pode ficar sendo jogado de atendente em atendente, como se fosse uma bolinha de pingue-pongue, para cancelar um serviço ou reclamar de um produto. As normas entram em vigor em dezembro.
Agora, falta alguém criar regras para impedir as empresas de telemarketing de incomodarem os cidadãos que não queiram ser importunados por um telefonema de alguém que tenta lhe empurrar um produto. Enquanto isso não ocorre, segue o bem-humorado Manual para se Livrar de um Operador de Telemarketing, com táticas tão chatas quanto receber um telefonema sábado à tarde com uma oferta de cartão de crédito.
Tática do amigo solitário: gentilmente você recusa o produto oferecido pelo operador de telemarketing. E logo depois emenda: "Mas que bom que você ligou. Nunca ninguém me liga. Não tenho amigos. Você quer ser meu amigo? Qual é seu telefone? Quando a gente pode se ver? Que bom que você ligou. Você é o meu melhor amigo..." Pode ter certeza, o amigo solitário é um espantalho de telemarketing.
Tática do pastor de almas: estratégia que exige algum conhecimento de religião ou esoterismo. É só interromper o operador e começar a vender seu peixe. Ou melhor, sua religião. "Aproveitando que você me ligou, queria lhe dizer que faço parte da Igreja do Raio Cósmico e gostaria de tomar cinco minutinhos de sua atenção para explicar nossa filosofia de salvação. É que estamos em uma campanha de conversão de fiéis. Você quer ingressar na nossa comunidade?"
Tática do galanteador: obviamente, vale se você for homem e quem está do outro lado da linha for uma mulher. É só fazer uma voz sensual e começar a dizer a ela: "Olá, tudo bem? Você tem uma voz linda. O seu produto eu não quero. Mas eu quero você. Todinha para mim. Vamos sair?"
Tática do surdinho: você até pode dar corda para o vendedor oferecer o produto. Mas avise-o que é meio surdinho. Quando ele começar a falar, você interrompe-o: "Hein?!? Fala mais alto! Hein?!? Eu não ouvi! Hein?!?". É infalível. Ele vai se cansar.
Tática do viajante: consiste em dizer ao vendedor que gostaria muito de ficar com o produto, mas que não poderá porque está de malas prontas para um curso de doutorado na Europa. "Faz uma coisa: me liga daqui a cinco anos", diga ao operador de telemarketing.
Fernando Martins é jornalista.



