Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do Malu

A modéstia do Dalton Trevisan

Na semana passada, numa requintada noite da inauguração da Editora Aymará, em animado bate-papo reencontraram-se os amigos Renato Ribas Vaz, Durval Tavares, Jacir Venturi, Áureo Gomes Monteiro Jr. e Júlio Rocker.

Num certo momento, discorreu-se sobre as dificuldades, não só da produção, mas também da boa revisão, de um texto. Foi quando o professor Durval interveio, recordando uma passagem do "Vampiro de Curitiba".

Dalton Trevisan envia um texto a Otto Lara Resende e solicita a sua crítica e correção com um pedido contundente:

– Não seja rigoroso. Seja cruel!

* * * * * *

Caos aéreo – Ainda sobre o professor Durval, uma pérola sua sobre o caos aéreo que vem castigando duramente os brasileiros que precisam viajar de avião:– No Brasil é preciso fazer check-up para fazer check-in.

* * * * * *

Mudança de rota – Depois de quarenta e cinco anos, o dentista Patrício Caldeira de Andrada conta: "Encontrei o dr. Celso Osternack de Castro, pediatra que deu assistência para o Matheus Caldeira da Andrada Coneglian, por ocasião do seu nascimento. Tamanha coincidência só fez aumentar as emoções da chegada deste que é o meu quinto neto. A euforia do reencontro foi tanta que, mesmo antes de um abraço, já recordávamos da nossa compartilhada feliz infância e das pessoas que dela fizeram parte. Lembramos dos nossos companheiros da mesma idade, dos nossos pais, nossos tios, dos nossos avôs e chegamos aos nossos bisavôs". Nesta altura o dr. Celso recordou que a família Osternack, quando embarcou na Alemanha, pensava que iria para São Francisco da Califórnia, porém desembarcou em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Conclui o Patrício:

– Nós, amigos da família, agradecemos o engano.

* * * * * *

Futebol de Gravata – Conta o Luiz Fanchin Jr.: "Lendo a coluna Entrelinhas da Gazeta do Povo, lembrei que em Piraí do Sul, há muitos anos, teve um time, os Gravatinhas, que disputou o campeonato local com o fardamento composto de meias brancas, calções pretos e camisa de colarinho branca ornada com uma gravata social vermelha. A maioria dos componentes já faleceu. O "goal keeper" era o Moisés Machado, tio da juíza dra. Joeci, o único que não jogava com a gravata. Os irmãos Italo e César Sandrini, este diretor aposentado do Banestado, o Paraguaio, sócio da melhor sorveteria de Piraí, Jaudete Curi, Renato Capilé, Luiz Bolívar e outros.

* * * * * *

Lucas, um neto atento – Lucas tem dois anos e meio e, noite dessas, seus avós, Sandra e Marcos Spengler (ele é representante no Paraná e Santa Catarina da Industria Elgin), o levaram para jantar no Bar Palácio. Lucas pediu um suco e a avó se encarregou de abrir a garrafa com uma das mãos, pois a outra segurava um cigarro aceso.

Lucas olhou e advertiu:

– Vó, a senhora vai fazer porcaria! (aqui entre nós: ele falou ca...)

* * * * * *

Apenas um detalhe – Andréa Violani Postai Pereira, esposa do Marcelo, filho do advogado Antônio Dílson Pereira, encontra-se no início de uma gravidez que dará o primeiro neto ao Dílson e à Diony, assim como aos pais dela, Roseli e José Postai. Noite dessas, o Dílson ligou para a casa do filho, atendeu a nora. Ele avisou que sua filha tinha chegado de São Paulo, onde mora, convidou-a e ao Marcelo para jantarem juntos. Ela disse:

– Seu Dílson, hoje não dá, estou muito enjoada. Por falar em enjoada, o senhor sabe que quando comuniquei minha gravidez à mãe, ela ficou toda feliz, falou da alegria de se ter um filho, de ser mãe. Só que esqueceu um detalhe: não disse que quando ela ficava grávida enjoava muito...

* * * * * *

Dicas de restaurantes

O meu prezado amigo Luiz Fernando B. Fontoura, diretor da Construtora Elevação, detalha os seus preferidos:– Gosto muito de comida japonesa e o meu restaurante preferido é o Taishô. Lá peço logo o rodízio e quase morro de tanto comer. Agora vou indicar o Restaurante Stravazus (tem de tudo à la carte, inclusive aos sábados aquela feijoada). Ele fica no bairro do Ahú, na Rua Washington Mansur esquina com a Rua Tomazina. O proprietário é o Walter, amigo desde os tempos em que me servia no Hamburgão, Fornello, Mama Carmela, e já se vão 30 anos. No Stravazus a comida é saborosa e os pratos bem servidos.

Aprecio a comida árabe e aí o Al Beirute tem o melhor quibe cru de Curitiba, tudo é bom e sai rapidinho, sempre com a atenção e carinho do proprietário Hamude e sua família. É ali na esquina da Souza Naves com Germano Mayer, no Cristo Rei.

Por último, aproveitando a boa fase do Coxa, a Churrascaria Alto da Glória onde servem uma paleta de carneiro especial. É só falar com o Camilo e conferir.

* * * * * *

- A coluna é em homenagem ao dr. Francisco Cunha Pereira Filho, diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), com quem tive o prazer de trabalhar por 20 anos na TV Paranaense e agora como colaborador, já há 11 anos, nesta Gazeta do Povo. Ele é, realmente, um Guerreiro do Paraná.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.