• Carregando...

Receita

Vatapá da Nilda

Nilda G. da Silva é uma amiga da família de Valêncio Xavier e foi para homenageá-la que fez o delicioso vatapá que apresentamos hoje. Para seis pessoas.

Ingredientes: um quilo de filé de pescada ou garoupa, sem espinhos; meio quilo de camarão maruí limpo; meio quilo de camarão pistola branco ou rosa, também sem casca; três garrafinhas de leite de coco; três cebolas moídas no liquidificador; seis tomates maduros moídos no liquidificador, sem sementes; azeite de dendê; uma lata de castanhas de caju picadas; sal a gosto; pimenta calabresa, só um pouco; farinha de arroz (duas xícaras) para o pirão.

Modo de preparo: fritar em óleo de milho a cebola e o tomate durante 15 minutos. Pôr o peixe durante 10 minutos e, em seguida, uma garrafinha de leite de coco. Quando ferver, colocar os camarões: o maruí e o pistola. Dissolver uma colher de sopa de farinha de arroz em água fria e colocar na panela com o peixe e os camarões. Colocar as castanhas, que devem ser fervidas em separado, com um pouco de azeite de dendê.

Para o pirão: dissolver a farinha de arroz em água fria. Em outra panela, em fogo médio, cozinhar lentamente. Mexer bem e pôr duas garrafas de leite de coco para deixar uma consistência média. Acompanha vinho branco seco.

Conta o Edmar Sguario: "Ao ler a história do meu avô João Sguario na sua coluna de sábado, dia 16, lembrei-me de outra dele: Ele não sabia ler e tampouco escrever, mas, como era o presidente das suas empresas, era muitas vezes obrigado a endossar as notas promissórias e duplicatas que eram emitidas. Assim, ensinaram-lhe (a muito custo) a escrever o nome dele para essa finalidade. Ele, então, com muita dificuldade, passava horas assinando (aos garranchos) esses títulos da seguinte maneira: 'JoãoSguario e Cia. Ltda.'

Certa feita, convidado pra ser padrinho de um casamento na Igreja das Mercês, teve de assinar o livro como testemunha e não teve dúvidas: assinou 'João Sguario e Cia. Ltda.'"

O pequeno que dominou a fera

Conta o dentista Patrício Caldeira de Andrada que o pequeno Miguel, 4 anos, neto do dentista e cantor florianopolitano Nelson Silveira, excedeu-se numa grande travessura, o que deixou a sua mãe, Fernanda, uma verdadeira fera, a ponto de levá-lo ao quarto, pronta para passar-lhe uma tremenda reprimenda.

"Miguel, vem cá. Olha dentro dos meus olhos", esbravejou a mãe para o pequeno. Quando ia passar-lhe o corretivo, o Miguel olha fixo para a mãe e exclama: "Que lindos olhos azuis você tem, mamãe!" Foi o suficiente para a Fernanda se desarmar e voltar a ser a meiga mãe coruja que sempre foi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]