• Carregando...

Receita

Galinhada

Receita para quatro pessoas:

Um frango cortado em pedaços. Temperar com óleo de canola, cebola, alho, uma pitada de pimenta-do-reino, meia colher de sopa de sal e um pimentão-vermelho sem pele, sem sementes, picadinho, e 100 gramas de manteiga salgada. Tempere o frango pelo menos uma hora antes de iniciar os trabalhos.

Com o óleo quente, doure todos os pedaços do frango. Quando estiverem prontos, coloque todos os temperos e cozinhe mais cinco minutos, depois retire os pedaços principais – peito, coxa, sobrecoxa e moela, coração – e deixe à parte para comer com o risoto assim elaborado. Os velhos italianos de Morretes chamavam de galinhada. Na panela, com os demais pedaços, coloque duas xícaras de arroz, frite de leve e ponha água fervente aos poucos, mexendo sempre. Por último, ponha a manteiga e deixe dissolver para misturar bem e ficar cremoso.

Uma taça de vinho tinto chileno Santa Carolina acompanha bem.

Veja também

    Em 1985, com a morte do presidente Tancredo Neves, o então diretor da Rádio Independência, Gilberto Fontoura, mandou uma equipe para São Paulo com o Jotapê à frente. Três e trinta da madrugada, Jotapê viu um grupo de romeiros cantando uma música sacra e imediatamente ligou seu pequeno gravador. No programa do Luiz Carlos Martins, ainda pela manhã, deu as notícias de lá, e usou a fita dos cânticos como fundo. Quando a música acabou, Luiz Carlos pediu que Jotapê continuasse com ela, mas o repórter anunciou:

    "Luiz Carlos, a fita acabou..."

    As galinhas do Vicente Malucelli

    Vicente, da primeira geração dos Malucelli nascida em Morretes, fixou-se em Palmeira (PR), junto com seus irmãos, pelos idos de 1920, onde compraram uma serraria. Ele era apaixonado pela horticultura e mantinha no quintal uma horta, sempre bem cuidada por um agregado de nome João, que trabalhou durante uns 50 anos cuidando das verduras.

    Um dia, o Seu Vicente viu algumas galinhas beliscando as verduras e ciscando os canteiros. Recomendou ao João que não deixasse mais as galinhas ciscar nos canteiros. João, que tinha Seu Vicente no céu, obedeceu!

    No dia seguinte, o chefe viu as galinhas "pisando em ovos" e caindo seguidamente. Foi ver de perto. O João, obediente, tinha cortado os dedos dos galináceos atrevidos.

    Borrifaram o prefeito Iberê

    Nos velhos tempos, Maneco Dória, Antonio Ceci, Cidalgo Chinasso, Altair Barranco e Jovir Parolim formavam uma turma de amargar. Entre tantas que aprontaram, uma foi no casamento do Filatrio Malucelli, o Tota.

    Contou o Dória que era moda jogar um pouco de talco nos convidados, que dava sorte. Era o general Iberê de Matos prefeito de Curitiba na época. Ceci foi o encarregado de premiar o alcaide, só que não imaginava que o Dória desatarraxara a tampa da lata de talco; em vez de espargir um pouco, o Ceci forrou o paletó do prefeito. Para sua sorte, o general Iberê era um homem bem-humorado.Dê sua opinião

    O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]