• Carregando...

Bracciola ao molho

Bracciola é o nome italiano de um enroladinho de carne com molho para acompanhar macarronada ou polenta, parecido com o bife role. Eis a receita: a carne deve ser do traseiro (patinho ou posta vermelha) em bifes finos de 8 a 10 centímetros quadrados. Faça o molho com azeite de oliva Paganini, sal, um pouco de vinho tinto, alho amassado, cebola cortada em tiras compridas, pimentão em tiras finas, fatias de bacon magro e um pouquinho de pimenta do reino.

Unte bem a carne e enrole com uma tira de bacon, uma de pimentão, uma cebola, dois dentes de alho amassados e prenda com palitos de dente ou fio de costura. Se preferir os palitos, deixe-os de molho em água fervente que ficarão flexíveis. Doure a carne numa caçarola, de preferência de ferro, enquanto prepara o molho à parte para cozinhá-la por meia hora. Quando os enroladinhos dourarem, coloque um pouco de vinho, deixe evaporar e ponha um pouco de água fervente e cozinhe-os por uma hora. Quando estiverem macios, despeje o molho e cozinhe por mais 10 minutos.

Esse é um dos pratos preferidos do meu dileto amigo Tico Fontoura.

Em 1972 o Aeroclube do Paraná participou de uma Festa Rural em Jacarezinho. Diversos aviões do ACP partiram em revoada para fazer show aéreo com acrobacias, fumaça, salto de páraquedistas etc. O comandante Alceu Nascimento queria vender seu avião modelo Aircop, um modelo norte-americano de logo após a Segunda Grande Guerra, desprovido de pedais, próprio para pilotos mutilados.

Quem pilotou essa lenta aeronave foi o comandante Mello (Adílson Guairacá), que levou como copiloto e navegador o Nelson Penteado – Farofa. Partiram bem cedo do Bacacheri, com grande antecedência dos demais aviões, mais rápidos, para tentar chegar no mesmo horário.Mal decolaram e subiram ao topo de uma densa camada de nuvens, seguiam firmes, mas sem ver o terreno, só no rumo da bússola. Passou um longo tempo até que se abriu uma janela nas nuvens e viram um campo de aviação lá embaixo. Onde estariam?

Mergulharam, aterrissaram, abriram as janelas do cock-pit e desembarcaram para fazer xixi no matinho atrás do avião. Do outro extremo da pista veio correndo um sujeito com chapéu de palha, lhes dando boas-vindas. O Farofa então lhe perguntou:

– Onde estamos?

– Em Jaquariaíva, ora!

Os aeronautas agradeceram, embarcaram e decolaram soltando gargalhadas, para seu rumo. O homem certamente deve ter pensado que os dois só pousaram ali para fazer xixi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]