• Carregando...
Ponto de ônibus na Praça Tiradentes. Diversos modelos transportavam os passageiros curitibanos em 1939 | Acervo Cid Destefani
Ponto de ônibus na Praça Tiradentes. Diversos modelos transportavam os passageiros curitibanos em 1939| Foto: Acervo Cid Destefani
  • Bonde elétrico transita pela Praça Tiradentes em 1914. O serviço foi inaugurado no ano anterior
  • Fila de passageiros que esperam o ônibus na Rua XV de Novembro, com destino ao Alto da mesma, em 1944
  • Rua XV de Novembro, primeira quadra, em fevereiro de 1944. A cidade se preparava para o carnaval
  • A cidade se modifica com as obras do Centenário. Vemos a Rua Cândido Lopes em obras, assim como a Biblioteca Pública. Em 1954
  • Ponto de automóveis de aluguel, os carros de praça à espera de corridas com passageiros. Praça Tiradentes, em 1945

Mais dois dias e acaba o ano. Começa tudo de novo. Em 2014 acontecerá o centenário do início da Primeira Guerra Mundial. Em 20 de janeiro, serão 120 anos da Tomada de Curitiba pelos maragatos de Gumercindo Saraiva e o início do Cerco da Lapa. Em termos de futuro está programado o começo das obras do que será o transporte coletivo pelo subsolo, o tão acenado e decantado metrô.

Acontecerá também a Copa do Mundo, quando a cidade se verá tomada por milhares de turistas, que deixarão pilhas de dólares nas visitas que farão aos nossos maravilhosos pontos turísticos – os restaurantes de Santa Felicidade ficarão abarrotados, principalmente de italianos que se deliciarão com a comida típica da localidade gastronômica. E o vinho da colônia então? Turistas franceses, alemães, espanhóis, austríacos e mesmo os itálicos voltarão às suas pátrias sobraçando garafons da bebida, hoje consumida moderadamente pelos curitibanos em respeito à tolerância zero da Lei Seca. Tomara que tais turistas fiquem avisados de que aquele extrato de uvas é mais usado, pelos nativos da Terra dos Pinheirais, para temperar saladas.

Como os jogos da Copa serão disputados no mês de julho, em pleno inverno, os turistas, principalmente os europeus, estarão torcendo junto com os curitibanos para que haja precipitação de neve. Afinal, tais excursionistas jamais presenciaram neve em julho, quando no Hemisfério Norte é o auge do verão. Os visitantes espanhóis terão interesse na história da tourada organizada por seus compatriotas há alguns anos, num campo de futebol do vizinho Campo Largo, sob a vigilância solerte de membros da Sociedade Protetora dos Animais. Afinal de contas, nós não maltratamos os bovídeos, apenas os retalhamos e os comemos churrasqueados.

Quanto ao monumental estádio da Arena da Baixada, deverá estar completamente pronto meia hora antes do primeiro jogo da Copa. O Aeroporto de Afonso Pena – com as suas costumeiras neblinas, serrações, brumas e nevoeiros, que acontecem impreterivelmente nos meses de inverno – dará oportunidade para que os milhares de turistas esperados se locomovam em comboios de ônibus vindos de São Paulo e também cheguem a Paranaguá, em transatlânticos, e subam a Serra do Mar nos confortáveis vagões de passageiros da Estrada de Ferro. Na Estação de Curitiba, encontrarão mais de 3 mil táxis à disposição, todos com condutores poliglotas.

2014 promete. Para a alegria geral teremos eleições, quando os candidatos mostrarão suas incríveis obras para um povo agradecido por ser sempre lembrado com escolas e ensino de qualidade, hospitais onde médicos cumprem o juramento das suas formaturas salvando vidas; principalmente dos menos favorecidos pela sorte, as pajelanças estarão extirpadas. Os cidadãos terão plena segurança com os marginais nas cadeias e poderão transitar livremente pelos passeios e calçadas perfeitas. Tudo uma maravilha!

Entretanto, meus amigos, nós temos uma arma carregada até a boca. Se por acaso, o que deve ser muito provável, nada for cumprido. Saque primeiro, saque seu título de eleitor e abata sem piedade quem te enganou e se locupletou de cargos para proveito próprio.

Esta frase de "saque primeiro" foi uma criação do meu saudoso amigo, o escritor e publicitário Jamil Snege. Esse turco danado está fazendo falta.

Amigos leitores, desejo a todos um Feliz 2014! Este é o ano em que esta página de Nostalgia estará completando 25 anos de publicação em todos os domingos. Lá se vai um quarto de século. Muito obrigado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]