• Carregando...
Desfile realizado no dia 19 de Dezembro de 1953 na então Avenida João Pessoa. Notável a presença da Banda dos Fuzileiros Navais. |
Desfile realizado no dia 19 de Dezembro de 1953 na então Avenida João Pessoa. Notável a presença da Banda dos Fuzileiros Navais.| Foto:
  • Nada foi esquecido para abrilhantar os festejos do Centenário, a tropa da Policia Militar foi aquinhoada com fardamento de gala especial para o evento.
  • Vista aérea da construção da Exposição do Centenário no Bairro do Tarumã, em 1953.
  • O governador Bento Munhoz da Rocha Neto discursa no jantar comemorativo do Centenário, presentes a mesa sua esposa Flora Camargo, o presidente Getúlio Vargas e seu vice, Café Filho.
  • Portal da Exposição Internacional do Café no Tarumã, hoje no local funciona o Colégio Militar.
  • Símbolo da exposição, um grão de café encimado por um mastro com as bandeiras dos países produtores.
  • Imagem do casal Zacarias de Góes e Vasconcelos feita no mesmo ano em que ele assumiu o posto de primeiro presidente a exercer o cargo como mandatário da recém-criada província do Paraná.

No próximo dia dezenove o Paraná estará completando 161 anos de sua instalação como província do então Império do Brasil. A criação da nova região política aconteceu com a promulgação da Lei que criou a província do Paraná em 28 de agosto de 1853, decretando, portanto a sua emancipação da província de São Paulo. A instalação se deu quatro meses depois, com a posse de Zacarias de Góes e Vasconcelos como seu primeiro presidente, no dia 19 de Dezembro de 1853. A primeira data festejada em homenagem ao dia 19 de Dezembro com maior ênfase foi a do Cinquentenário, em 1903, quando foi montada uma caprichada exposição no terreno em frente à Estação Ferroviária, mais tarde Praça Eufrásio Correia. Os municípios, o comércio e a indústria, principalmente a da erva mate, participaram com estandes naquela mostra. O governo da época, exercido pelo castrense Francisco Xavier da Silva, foi importante para a educação, com a construção do prédio do Ginásio Paranaense na Rua Ébano Pereira e o Grupo Escolar Modelo na Rua Marechal Floriano, esse estabelecimento foi rebatizado de Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva, após a morte do mesmo. Ainda, anexo ao Grupo Escolar Modelo, Xavier da Silva construiu o prédio que abrigou as Secretarias do Estado e o Tribunal de Justiça, todas essas obras são do Cinquentenário do Paraná. Em 1951 Bento Munhoz da Rocha Neto assumiu o governo do Paraná, o estado estava no auge da economia gerada pelo café, foi programada uma série de obras e festividades em função do acontecimento e das comemorações do 1º Centenário do Paraná em razão de sua de sua emancipação e instalação como unidade politica do país. Constrói-se o Centro Cívico e a Biblioteca Pública, o Colégio Tiradentes, a Praça 19 de Dezembro e a Avenida Candido de Abreu para dar acesso ao Centro Cívico, estas duas obras estavam previstas no local pelo Plano Agache, elaborado em 1941. No dia 19 de Dezembro de 1953 diversas comemorações foram efetivadas com a presença do presidente Getúlio Vargas, de seu vice João Café Filho, além de ministros e governadores de outros estados. Durante o desfile comemorativo a Banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro se fez presente. No Bairro do Tarumã foi inaugurada a Exposição Internacional do Café, mais conhecida como a Exposição do Centenário. O Teatro Guaira, que seria outra grande obra comemorativa não pode ser acabado em razão da grande geada de 1954 que dizimou os cafezais do Norte do Paraná, abalando toda a economia do estado. O Guaira somente foi concluído passadas duas décadas do seu início. Atualmente a data magna do Paraná gera polêmicas entre ser ou não feriado civil, ou seja, não é guardado e comemorado pela população. Unicamente o serviço público é beneficiado com o fechamento de suas repartições.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Nostalgia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]