Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nostalgia

O tempo no tempo

Rua Barão do Rio Branco esquina J. Loureiro, 1947 |
Rua Barão do Rio Branco esquina J. Loureiro, 1947 (Foto: )
Automóveis na Barão do R. Branco – fevereiro de 1947 |

1 de 5

Automóveis na Barão do R. Branco – fevereiro de 1947

Praça Zacarias, em 1947 – saída do Cine Luz em carroças |

2 de 5

Praça Zacarias, em 1947 – saída do Cine Luz em carroças

Em 1947,salvando da enchente na Rua Barão do R. Branco |

3 de 5

Em 1947,salvando da enchente na Rua Barão do R. Branco

Travessa Oliveira Bello e pérgula, em 1968 |

4 de 5

Travessa Oliveira Bello e pérgula, em 1968

Avenida Luiz Xavier, em 1966 |

5 de 5

Avenida Luiz Xavier, em 1966

Aconteceu no dia 29 de setembro último a mudança de lua, entrou a nova. Este dia coincidentemente é dedicado a São Miguel Arcanjo e, segundo a sabedoria popular, se trovejar nesse dia acontecerão as legendárias Enchentes de São Miguel, dose dupla. Não trovejou no dia entretanto, no terceiro dia da lua nova despencou farto aguaceiro acompanhado de raios e trovoadas. Vamos esperar para ver o que acontece.

A realidade aí está – sentimos na pele as mudanças de temperaturas. Reclama-se do muito frio ou do calor excessivo, no momento em que estão acontecendo tais mutações. Entretanto, a maioria das pessoas pouco lembra das oscilações ocorridas em dias passados. É bem verdade que já não possuímos, no âmbito urbano, as famosas geadas, que começavam a ocorrer já no mês de abril e persistiam muitas vezes até setembro.

Hoje, a tecnologia permite a previsão quase perfeita sobre o comportamento atmosférico, com antecipação de vários dias. O que não ocorreu no dia seguinte, quinta-feira, com a previsão de chuva todo fim de semana: no dia 2 estourou um sol fulgente. Antigamente, achava-se que ia chover, gear ou fazer sol por comparações de conhecimento – assim como as mudanças das estações eram observadas através de sinais transmitidos pela natureza. Em se falando no uso da técnica de previsão, essa mesmo é volúvel. A culpa das mutações agora cabe ao efeito estufa. O que aconteceu com o decantado El Niño e sua companheira La Niña? Desapareceram dos noticiários meteorológicos para dar lugar a uma antevisão catastrófica tão a gosto dos arautos do apocalíptico efeito estufa.

Aprendi com o velho Lulo, meu pai, assim como com outros observadores dos fenômenos da Natureza, a enxergar que mensagens estavam escritas nas florações, nas trovoadas e mesmo na atmosfera.

Há mais de 60 anos que observo os ipês florindo em sua época certa, entre os dias 1º e 15 de agosto. Basta acontecer isso para que surjam os comentários de que a primavera está adiantada. A florada dos ipês pode ser considerada como o prenúncio da entrada da primavera – assim como o cantar dos sabiás, que principiam seus gorjeios na mesma época. Quando atrasa a floração do ipê é agouro de mudanças meteorológicas drásticas.

O interiorano tem suas maneiras de prever o tempo. Cerração fechada à noite significa dia seguinte ensolarado. Auréola em torno do Sol ou da Lua indica temporada de seca. Os pescadores do litoral sabem o que vai acontecer no mar à tarde com uma simples olhadela para o céu durante a manhã.

O mês de setembro, principalmente em seu final, tem uma importância muito grande para os nossos caboclos. A enchente de São Migué e também a lua nova de setembro são observadas por esses interioranos, com muito respeito e comentários. Tempestades, enchentes e mesmo queda de granizo atemorizam os agricultores.

A lua nova de setembro tem uma série de influências, crendices e até é usada como data especial em bruxarias. Eis uma das receitas ao gosto das feiticeiras: no primeiro dia da lua nova de setembro, despeje seu perfume favorito num caldeirão e coloque para ferver em fogo baixo. Vá misturando com uma colher de chá de pólen de lírio, uma pitada de canela em pó; acrescente uma colherada de orvalho colhido de uma roseira, uma gota do próprio sangue e termine colocando um pêlo de uma gata negra. Esse pêlo não pode ser arrancado, mas sim apanhado dos que caem. Tal receita é indicada para moiçolas ardentes se besuntarem, a fim de atrair os homens. Vade retro, Tibinga!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.