• Carregando...
O 39.º Batalhão de Infantaria formado na Praça Osório, em 1906. Esta unidade combateu na Campanha de Canudos | Acervo Cid Destefani
O 39.º Batalhão de Infantaria formado na Praça Osório, em 1906. Esta unidade combateu na Campanha de Canudos| Foto: Acervo Cid Destefani
  • A Infantaria desfila pela Avenida João Pessoa, atual Luiz Xavier, em 1944, ano em que o Brasil enviou soldados para lutar na Itália
  • Tanques do Rec-Mec em desfile pela Avenida João Pessoa, na década de 1950
  • Tropas da Artilharia Montada desfilando pela Avenida João Pessoa, em 1944
  • Largada da famosa Corrida do Facho, na Avenida João Pessoa, no Dia do Soldado de 1951
  • Banda abrindo o desfile de 1938 na Avenida João Pessoa
  • A Parada Militar chega ao fim, com a passagem da última tropa na Avenida João Pessoa, em 1952

Quando a gente chega a uma idade mais avançada parece que a vida corre célere para o disco de chegada. Lembro dos meus tempos de juventude, quando tudo era festivo e deslumbrante. A voz da experiência, que normalmente os jovens são refratários em ouvir, somente vamos entendê-la quando tivermos passado pelas próprias experiências. Meu pai, o veio Lulo, tinha o seu refrão para nos colocar diante da realidade: "Você pensa que vai ter sempre 18 anos? Vai tudo bem até os 40, daí para frente a vida dispara a galope".

Realmente, tenho a impressão de que fiz meus 40 anos no outro dia e já estou beirando os oitenta. Aos dezoito anos, lembro quando entrei para o Exército, nas fileiras da Polícia do Exército, no Rio de Janeiro, então capital da República. Lá, completei meus dezenove e vinte anos. Foi ontem, tempo que a memória não deixa apagar, ainda mais quando ouço a banda marcial soltar os acordes da marcha Alte Kameraden.

Meu gosto pelo Exército ficou no sangue, sempre admirei a disciplina e o patriotismo, a vibração e o respeito que vai do soldado ao general quatro estrelas. Sempre que tenho oportunidade, alguma coisa ressalto em favor desta Força Armada, pela qual sou considerado amigo emérito. Lembro quando, ainda piá de calça curta, da partida dos pracinhas para a guerra, assim como do seu retorno. Já adulto, e jornalista, privei-me da amizade de muitos deles, e o último desses amigos nos deixou há pouco tempo, o general Italo Conti.

Agora mesmo recebo convite expedido pelo comandante da 5.ª Região Militar para participar das festividades da Semana do Soldado, que vai do dia 17 a 25 deste mês, quando se destaca a Corrida do Facho, que foi realizada ontem nas dependências do Quartel-General do Pinheirinho. No próximo dia 23, sexta-feira, solenidade militar também no âmbito do QG. No dia 25, Dia do Soldado, encerramento das festividades com uma exposição no Parque da Fonte, em São José dos Pinhais, que será apresentada das 9 horas da manhã até as 5 horas da tarde. Quando realizado, tal evento sempre atrai grande número de público, principalmente de jovens.

Ao General-de-Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonel, ilustre Comandante da 5.ª Região Militar e 5.ª Divisão de Exército – Região Heróis da Lapa, assim como a todos os seus comandados, nos estados do Paraná e Santa Catarina, desejo que as festividades se realizem com o júbilo e a vibração inerente aos que vestem a farda verde-oliva.

Para ilustrar a Nostalgia deste domingo, estão sendo usadas fotos de acontecimentos festivos em que participaram militares sediados em quartéis de Curitiba. São imagens de várias épocas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]