
Assim que a Assembléia Legislativa do Paraná voltar do recesso, no dia 1º de fevereiro, o deputado Ney Leprevost vai apresentar projeto de lei propondo que um dos novos hospitais do Paraná receba o nome de Moysés Paciornik, em homenagem ao renomado obstetra curitibano falecido na última sexta-feira, aos 94 anos. Presidente da Comissão de Saúde da Casa, Leprevost diz que em 2009 serão inaugurados cerca de dez hospitais em todo o estado, inclusive em Curitiba.
O deputado diz que a idéia recebeu aprovação unânime dos membros da Comissão.
Ele merece 2
No último dia 11, coube a Ney Leprevost entregar a Paciornik o Prêmio "Estado do Paraná", concedido pela Assembléia Legislativa em comemoração aos 155 anos da emancipação política do estado. Na ocasião, Dr. Moysés discursou de improviso em nome dele e dos outros dois homenageados, o botânico Gert Hatschbach e a enfermeira expedicionária Virgínia Leite. Ao final foi aplaudido de pé pelo plenário.
A insustentável leveza
"Ele era a própria borboleta". A frase é do ex-governador Jaime Lerner dita a alguns amigos do médico Moysés Paciornik durante seu velório, na noite de sábado, na Associação Médica do Paraná. Lerner referia-se à marca registrada de Paciornik, que nunca dispensava as gravatas borboleta.
Cacholas criativas
A bancada do Paraná no Congresso Nacional está se notabilizando em apresentar projetos de lei curiosos. Caso da iniciativa do deputado Ratinho Junior (PSC), que propôs recentemente que todos os veículos sejam equipados com caixa-preta, aquela mesma das aeronaves. A idéia é registrar dados sobre a movimentação do veículo e o acionamento de comandos de direção, com o objetivo de ajudar a elucidar acidentes. Já o pedetista Barbosa Neto quer obrigar as empresas aéreas a reservar duas vagas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos nos vôos interestaduais.
E vai rolar a festa
A festa de réveillon do Graciosa Country Club será uma das mais animadas de Curitiba. Já estão confirmadas 900 pessoas para o tradicional baile. A decoração, em branco, leva a assinatura de Tina Gabriel. Já a música será garantida pela banda Stagium 10 e pelo DJ Rica Vox.
Ano novo, comida nova
Logo após o réveillon, o chef paulistano Rodrigo Martins vem a Curitiba para se dedicar à reformulação do cardápio do badalado restaurante Terra Madre, no Bigorrilho. Ele aproveitará os primeiros dias do ano novo para pensar nas novidades que incluirá no menu da casa. A idéia é investir ainda mais na criatividade da gastronomia contemporânea e nos sabores brasileiros, com destaque para as influências da cozinha do Norte do país, como peixes, frutas e temperos.
Zapeando
- O espetáculo de stand-up comedy Santa Comédia faz hoje, às 21 horas, a última apresentação do ano no Bar Santa Marta, tendo como convidados de Fábio Lins e Marco Zenni o paulista Rafael Marinho e o catarinense Richard Rebelo.
- O Hospital de Clínicas inicia no dia 7 de janeiro uma campanha para captar novos doadores de sangue, mas hoje e amanhã haverá plantão para coleta de todo tipo de sangue, especialmente O- e O+. Mais informações pelos telefones 3360-7818 e 3360-1875.




