
Os filhos do falecido banqueiro Tomaz Edison de Andrade Vieira, entre eles a primeira-dama de Curitiba, Fernanda Richa, acabam de criar o Instituto Tomaz Edison de Andrade Vieira, que tem como presidente sua viúva, Didi Bernardi Vieira. O registro foi feito na última quarta-feira (11), um dia após a comemoração solene dos 10 anos da instalação do HSBC no Brasil, que substituiu o extinto Bamerindus, banco presidido por Tomaz Edison até seu falecimento, em 1981, num acidente aéreo.
In memoriam 2
Fernanda que vai ocupar uma cadeira como conselheira ao lado de seus irmãos Cláudia, Avelino e Francisco José contou à coluna que pretende visitar outras instituições do gênero, como o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Abrinq, para apresentar a entidade e propor parcerias. "Vamos dar suporte às pessoas necessitadas em diversas áreas, da saúde ao meio ambiente", diz ela.
Prost
O presidente da Volkswagen do Brasil, o alemão Thomas Schmall, passou ontem por Curitiba para participar da entrega da 500.000.ª unidade do Fox produzida na fábrica de São José dos Pinhais. Também participaram da comemoração Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de Recursos Humanos da montadora, e o diretor da fábrica, Ludwig Geerken. O modelo produzido é o Fox Plus 1.6 Total Flex vermelho, destinado ao mercado interno.
***
Schmall já ocupou o cargo de diretor da unidade paranaense antes de ser mandado para a Eslováquia, de onde voltou no final do ano passado para presidir a montadora no Brasil.
Ilustre ausente
Apesar de convidada pela diretoria do HSBC para as comemorações dos 10 anos da instalação do banco no Brasil, a primeira-dama de Curitiba preferiu não ir ao coquetel seguido de show com Mílton Nascimento no Teatro Guaíra, na terça-feira. Fernanda disse que não se sentiria bem na festa. O prefeito Beto Richa foi ao evento sozinho.
Anúncio alvissareiro
Numa reunião na última quarta-feira com o presidente da AsBEA-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná), Dalton Vidotti, e outros diretores da entidade, o secretário de Urbanismo de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, apresentou um estudo sobre a regulamentação da propaganda na cidade. Segundo a AsBEA, o secretário anunciou que o decreto que vai disciplinar a publicidade externa manterá livre dos outdoors as fachadas cegas dos edifícios, as chamadas empenas.
***
A preocupação da AsBEA-PR era que a liberação das fachadas para a colocação de anúncios gigantes poluísse a paisagem urbana de Curitiba.
Zapeando
O 13.º Salão Profissional de Turismo Abav-PR, o 4.º Salão Regional de Negócios em Turismo para o Mercosul e a III Mostra das Regiões Turísticas do Paraná serão abertos, às 11 horas, no Estação Embratel Convention Center.
O médico Paulo Rogério Bittencourt lança, às 19 horas, no Salão Cid do Clube Curitibano, o livro de crônicas "O ponto G de Janine", que marca os 25 anos da sua clínica de neurologia.
A peça "Eu Nunca Disse Que Prestava" inicia temporada de hoje a domingo, às 20h30, no Teatro HSBC, com elenco encabeçado pelas atrizes Natalia Lage e Luísa Thiré.



