Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinaldo Bessa

Não leve seu jaleco pra passear 1

Miguel Krigsner (de gravata escura), presidente do Conselho de Administração e fundador do Boticário, inaugurou nesta quinta-feira, em São Paulo, o Espaço do Olfato, uma parceria entre a empresa e a Estação Ciência da USP, com patrocínio da  International Flavors & Fragrances (IFF). Na foto também, Dionísio Ferenc (à esq.) e Josiane Bordignon, presidente e executiva da IFF; e Roseli de Deus Lopes, diretora da Estação Ciência | Carlo Ferreri
Miguel Krigsner (de gravata escura), presidente do Conselho de Administração e fundador do Boticário, inaugurou nesta quinta-feira, em São Paulo, o Espaço do Olfato, uma parceria entre a empresa e a Estação Ciência da USP, com patrocínio da International Flavors & Fragrances (IFF). Na foto também, Dionísio Ferenc (à esq.) e Josiane Bordignon, presidente e executiva da IFF; e Roseli de Deus Lopes, diretora da Estação Ciência (Foto: Carlo Ferreri)
Liliana Vargas Ribas (ao centro) com Dirce Jess (à esq.) e Solange Zornig, vencedoras do Prieto Open de Tênis. Liliana foi uma das organizadoras do torneio, encerrado no último fim de semana |

1 de 1

Liliana Vargas Ribas (ao centro) com Dirce Jess (à esq.) e Solange Zornig, vencedoras do Prieto Open de Tênis. Liliana foi uma das organizadoras do torneio, encerrado no último fim de semana

O diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz, mandou o seguinte comentário a respeito do alerta feito pela coluna, dias atrás, sobre o costume de médicos e enfermeiros usarem jaleco em restaurantes: "Em relação à nota ‘Alô, Vigilância Sanitária’, informamos que o alerta do jornalista Reinaldo Bessa é oportuno e pertinente. O uso correto de roupa e outros equipamentos de proteção individual, dentro e fora do ambiente hospitalar, é imprescindível para a prevenção da transmissão cruzada de micro-organismos, de infecção hospitalar e da proteção dos próprios trabalhadores, entre outros riscos".

Não leve seu jaleco pra passear 2

Ainda de acordo com o diretor, a Vigilância Sanitária do município mantém um programa de controle de estabelecimentos de saúde de Curitiba que avalia, entre outros aspectos, "as chamadas boas práticas de prevenção de tais riscos". Assim, prossegue, "enfatizamos neste trabalho que os estabelecimentos, através dos seus meios internos, inclusive as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), devem ressaltar a promoção de aspectos comportamentais adequados para a minimização dos riscos. Essa determinação será novamente reiterada às CCIHs", diz.

Não leve seu jaleco pra passear 3

Sezifredo Paz pede que a sociedade contribua ao identificar um profissional circulando fora do ambiente hospitalar com jalecos e notifique a Vigilância Sanitária, "se possível, nos informando o nome do estabelecimento". As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

Em que posso ajudar?

A morosidade no atendimento por telefone impediu que a Polícia Militar coibisse um assalto na tarde de quarta-feira, no centro de Curitiba. Por volta das 15h40, dois bandidos armados assaltavam um reconhecido cartório quando o titular percebeu a ação pelas câmeras de segurança. Imediatamente, ele acionou a polícia pelo 190, mas ao ser atendido teve de responder a um questionário, que demorou cerca de quatro minutos. Dois minutos depois de respondidas as questões, uma viatura chegou ao local, mas os bandidos já tinham dado o fora, levando dinheiro e pertences do cartório e dos clientes.

Por preço nenhum

A TV Sinal, da Assembleia Legislativa do Paraná, exibiu o filme paranaense O Preço da Paz nos últimos dias sem autorização do produtor do longa, Maurício Appel. Segundo ele, foram pelo menos duas exibições – a última delas na quinta-feira da semana passada –, infringindo o que preveem os direitos autorais da obra e o contrato entre a Appel Produções e a RPC, que vai até 29 de março de 2010. Appel pretende ajuizar uma ação contra a emissora.

* * *

A coluna tentou falar com o diretor-geral da TV Sinal, David Campos, mas ele não foi encontrado.

Mãe coruja

Paulo Otávio Mussi Augusto tomou posse nesta quinta-feira como vice-reitor da PUCPR, com mandato até 2013, em substituição a João Oleynik, que exercia o cargo desde 1999. Paulo Otávio, de 35 anos, é graduado em Administração Geral e Aplicada com doutorado pela FGV e atua na PUC desde 1998. O novo vice-reitor é filho da secretária de Cultura do estado, Vera Mussi, que esteve presente na posse.

* * *

Zapeando

- Daniela Leão lança o preview da coleção Naturede pulseiras, brincos e colares da Wishes na loja Beluska do Juvevê das 15 às 19 h. As peças têm design exclusivo em madeira certificada e prata.

- O presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo,recebe os associados, a partir das 19h30 para a comemoração dos 76 anos da entidade, que começam com a palestra do ex-ministro Ozires Silva e terminam com um concerto do maestro e pianista João Carlos Martins.

- O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, abre às 20 ha I Jornada de Gestão da Informação, SuGestão 2009, no Espaço de Exposição do Museu Botânico Municipal, no Jardim Botânico, com apresentação do dueto de cordas formado por Humberto Mezzadri e Aloísio Schmid.

* * *

"Precisa saber o tamanho do crime. Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir um emprego, outra coisa é relação de influência, outra coisa é o lobby."

Presidente Lula, em mais uma manifestação de apoio ao cada vez mais enfraquecido companheiro José Sarney, diante da denúncia de que o presidente do Senado intermediou pessoalmente um emprego para o namorado de sua neta, Maria Beatriz, nomeado por ato secreto, em entrevista à Rádio Globo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.