
Está praticamente pronto o projeto que altera a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O texto, elaborado pela assessoria jurídica da Fundação Cultural de Curitiba, deve ser enviado para a Câmara em duas semanas. Quem informa é o presidente da Fundação, Paulino Viapiana que garante ter estudado o assunto com cuidado. De acordo com ele, da forma como vinha sendo praticada a lei, todo ano se perdia entre 15% e 20% do montante da renúncia fiscal destinada aos projetos via mecenato.
Novos rumos 2
O "ralo"por onde escoava o dinheiro, explica Viapiana, tem várias origens entre elas, recursos não captados ou projetos não concluídos. Com o novo formato, acaba o mecenato, e as perdas devem ser zeradas. A verba para cultura, que pega uma fatia anual de 2% da arrecadação do IPTU e do ISS pela renúncia fiscal, será concentrada em um fundo municipal. Viapiana quer melhorar o cenário, e segue tendência que vem sendo adotada nas leis federais e estaduais de apoio à cultura no Brasil.
Novos rumos 3
"A maioria gostou", diz Viapiana sobre a reação dos participantes do seminário sobre cultura, semana passada, à proposta. Mas muita gente vai reclamar. Especialmente "produtores-captadores" - uma nova categoria profissional, surgida a partir da implantação de leis de apoio à cultura no país. São pessoas especializadas em formatar e aprovar projetos para artistas, e depois, captar recursos nas empresas. Para isso, cobram percentuais que chegam a até 20% do valor total do projeto.
* * *
Especialistas consideram esse procedimento uma distorção, por se tratar de remuneração com dinheiro público, desviado de impostos.
Ele é o cara
Falta quase um mês para o início do evento, e os ingressos para a palestra de Washington Olivetto na Feira de Gestão da FAE Business School já estão praticamente esgotados. Quem quiser assistir o genial publicitário paulistano falar sobre "Emoção com Estratégia", dia 2 de outubro, precisa garantir sua entrada. O evento, que começa dia 28 de setembro no piso G1 do Shopping Crystal, tem outros nomes de peso no elenco: os "Marcelos" Tas e Adnet também estão com audiência concorrida.
Concorrida
Outro evento que promete lotação máxima é a Festa da Saideira do Boteco Bohemia. O primeiro lote de ingressos já esgotou. A festa rola dia 19 de setembro na Fábrica da Ambev, com uma penca de atrações musicais, entre samba da velha guarda e DJs modernos.
Moça fácil
Já famosa entre os curitibanos, a "Tarada do Boqueirão" está ainda mais "facinha". Além de estrelar a peça que faz sucesso no teatro, a personagem da atriz Nane Narineski pode ser encontrada em um bar, toda quinta-feira, a partir do dia 10. Ela é uma das integrantes da Comédia de Quinta, que teve pré-estreia anteontem no Bar Curityba. Nova empreitada do empresário Fabrício de Macedo, em parceria com o diretor João Luiz Fiani, a noite terá 12 comediantes e convidados.
Hot tango, cool jazz
Outro dono de restaurante que está investindo na cultura para atrair e entreter a freguesia é Roberto Magnani, do Avenida Paulista Pizza Bar. Ele fechou parceria com a escola de dança Ribalta, que vai fazer apresentações de tango nos dias 9 e 22 deste mês. As noites de dança portenha atendem o gosto da clientela, que gostou das performances do grupo feitas em julho, para comemorar o Dia da Pizza, e pediu a volta da atração. Outra iniciativa são os shows da cantora Romy com a banda Bossa & Jazz, dias 15 e 29.
* * *
Quem sai ganhando, além de público e artistas, são os pequenos do Núcleo de Apoio à Criança Excepcional de Curitiba. Parte da arrecadação dessas noites vai para a entidade.
* * *
Zapeando
- Rodrigo Capella lança às 19 horas, durante o Intercom Curitiba 2009, o livro "Assessor de Imprensa fonte qualificada para uma boa notícia", na Universidade Positivo.
- A partir das 8h30 começa o XIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia, no Clube de Sargentos e Sub-tenentes do Exército. Organizado pela Associação de Musicoterapia do Paraná, o evento vai até terça-feira.
* * *
"Amigos: as pessoas dizem que não se pode comprá-los. Nosso novo serviço permite que você tenha mais amigos no Facebook facilmente, apenas comprando-os em pacotes."
Do site da empresa australiana uSocial, que vende contatos em redes online por preços entre US$ 177 a US$ 1.167.





