• Carregando...
Gustavo Donda, diretor de negócios do Facebook para Pequenas e Médias Empresas na América Latina, fazendo check-in ao chegar para a palestra no evento Estrela da Manhã, da ADVB-PR, ontem, no Hard Rock Cafe, com o tema “Como as empresas podem tirar proveito do Facebook na era digital e no universo móvel”. | Priscilla Fiedler
Gustavo Donda, diretor de negócios do Facebook para Pequenas e Médias Empresas na América Latina, fazendo check-in ao chegar para a palestra no evento Estrela da Manhã, da ADVB-PR, ontem, no Hard Rock Cafe, com o tema “Como as empresas podem tirar proveito do Facebook na era digital e no universo móvel”.| Foto: Priscilla Fiedler

O valor dos pixulecos divulgados até agora é troco, gorjeta, perto do prejuízo total que o petrolão gerou à Petrobras e ao país, revelou ontem, em Curitiba, o ministro do Tribunal de Contas da União Benjamim Zymler na palestra de encerramento do I Fórum de Controle Externo, promovido pelo Tribunal de Contas do Paraná em comemoração aos seus 69 anos. Segundo ele, até julho, o tribunal deve divulgar a estimativa total dos prejuízos causados pela corrupção na estatal. “Vamos revelar à sociedade uma coisa que é digna de calafrios. Esses débitos são muitos superiores do que o 1, 2 ou 3% dos pixulecos (termo cunhado pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para se referir à propina paga pela empresa). “Em algumas obras que investigamos, o superfaturamento chega a 50%”, disse Zymler, que veio a convite do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), organizador do módulo Licitações e Contratos do Fórum, realizado quarta-feira e ontem no auditório da Fiep.

O ministro do TCU Benjamim Zymler, que falou no encerramento do I Fórum de Controle Externo do Tribunal de Contas do Paraná, ontem, na Fiep.Marcelo Elias

Pixuleco é troco 2

De acordo com ele, o TCU só conseguiu investigar estes contratos após despacho do juiz Sergio Moro que liberou informações das investigações da Lava Jato. Sem citar nomes, e ressaltando que não estava adiantando uma sentença, Zymler contou que Moro deixou à disposição do tribunal informações e documentos colhidos nas investigações da Lava jato, oferecendo assim a possibilidade de ter provas contundentes de fraudes em contratos da Petrobras. “Como o TCU não tem poder de intimar, fazer buscas e apreensões, ao avaliar muitos destes contratos, apesar de serem considerados suspeitos, não havia como provar qualquer irregularidade”, explicou o ministro.

Pixuleco é troco 3

Novamente sem citar nomes, Benjamim Zymler afirmou ainda que, devido ao robusto conjunto probatório, dificilmente as grandes empresas que estão no foco das investigações da Lava Jato escaparão do rótulo de inidôneas, o que implica em ficar até cinco anos sem participar de licitações públicas. “Portanto, é probabilisticamente impossível que não haja uma orquestração central no conluio da Petrobras”, disse. Ao encerrar sua fala, Zymler deixou uma mensagem de otimismo: “A grande esperança é que da crise da Lava Jato surjam soluções que levem em conta um novo renascer. Temos que nos reinventar, evoluir. E só momentos de traumas permitem que sejam dadas soluções um pouco mais radicais para as crises fiscal, moral e regulatória que vivemos. Nenhuma se resolve isoladamente”. Foi aplaudidíssimo.

Admirável mundo novo

“O mundo não está ficando mobile, o mundo já é mobile. No mundo mobile, o polegar está no controle”. A afirmação é do diretor de negócios do Facebook para Pequenas e Médias Empresas na América Latina, Gustavo Donda, na palestra que deu ontem no evento Estrela da Manhã, da ADVB-PR, no Hard Rock Cafe.

Rei na tríplice fronteira

O Rei Roberto Carlos fará uma apresentação em Foz do Iguaçu no próximo dia 11, véspera do Dia dos Namorados, no Centro de Convenções. O último show dele na cidade foi há 20 anos. Os preços dos ingressos variam de R$ 134,40 a 940,80.

zapeando
  • A Biblioteca Pública do Paraná promove hoje, às 15h, apresentação da Escola de Artes Projeto Broadway inspirada no universo dos personagens da Disney.
  • O Grupo Nymphas faz hoje e amanhã show de lançamento do CD “Brejeiro”, no Teatro do Paiol, às 20h, com repertório dedicado a choros, serestas e valsas.
  • A Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba se apresenta dentro da programação do festival Mia Cara Curitiba, nesta sexta e sábado, às 20h, na Capela Santa Maria.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]