
O presidente do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, foi um dos primeiros a chegar à livraria Arte & Letra no início da noite de quinta-feira, para o lançamento do livro 1968 Ditadura Abaixo, da jornalista Teresa Urban. Velhos amigos e militantes de esquerda nos anos de chumbo, os dois se abraçaram visivelmente emocionados. Curioso, o hoje reitor da Universidade Positivo perguntou à autora em que página estava a sua (dele) fotografia.
* * *
E logo foi conferir num dos cinco exemplares que comprou e levou autografados.
Queridos amigos 2
A foto, extraída dos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social, está na página 99 e mostra um jovem de farta cabeleira negra segurando uma plaqueta com o número 1376. Do lado direito há outra fotografia, de um rapaz com os olhos esbugalhados. É o governador Roberto Requião, então com 23 anos, segundo consta da ficha da DOPS, publicada algumas páginas adiante.
Batata fashion
Hoje é dia de escambo fashion, o bazar de roupas e acessórios usados criado no ano passado pelas jornalistas da área de moda Ana Clara Garmendia, Danielle Brito e Katia Michele. O trio pede que os interessados levem um brinquedo novo ou usado para ser doado a instituições de caridade. O bazar será no Beto Batata Alto da XV, às 15 horas.
A Praça é Nossa
A Praça da Espanha será palco de uma bela festa de Natal neste sábado. Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, os comerciantes do circuito Batel Soho vão apresentar a decoração natalina do local. O projeto leva a assinatura do designer Marcos Soares e da arquiteta Ivangela Curra. A partir das 20 horas, a charmosa praça vai se transformar num grande lounge ao ar livre.
* * *
A primeira-dama Fernanda Richa vai acender a iluminação criada especialmente para o evento.
Portaria da esperança
O geneticista curitibano Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, está comemorando muito a decisão do Ministério da Saúde de incluir o tratamento de doenças genéticas no SUS. A portaria que estabelece a Política Nacional de Atenção à Saúde em Genética Médica, a partir de 2009, será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. A medida era reivindicada há quatro anos pela entidade.
Arena musical
Com exceção da banda O Rappa, que cancelou a apresentação por motivo de força maior, o Curitiba Mix Festival agita hoje a Arena do Expotrade, em Pinhais. As atrações são as bandas NX Zero, Fresno, Natiruts e Seu Cuca. O evento, aqui organizado pela Prime, já passou pelo Rio, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e João Pessoa.
* * *
Os portões abrem às 16 horas e os shows começam às 19 horas.
"Menu" solidário
Seguindo o exemplo do restaurante Velho Madalosso, Bruno Draghi, dono do Armazém Italiano, também vai fazer um jantar em favor das vítimas da enchente em Santa Catarina, na próxima segunda-feira. A casa abrirá excepcionalmente para o jantar e garçons e outros funcionários vão trabalhar voluntariamente. O prato será a tradicional macarronada italiana.
* * *
O convite custa R$ 25,00 (incluindo água e refrigerante, exceto bebidas alcoólicas) e pode ser reservado pelo telefone 3018-1044 ou comprado no próprio restaurante.
* * * * *
Zapeando
O Albergue São João Batista promove hoje, das 9 às 16 horas, um bazar com produtos doados pela Receita Federal, na Rua Piquiri, 326, Rebouças. Informações pelo telefone (41) 3333-8373.
O historiador paranaense Jair Elias dos Santos Júnior faz sessão de autógrafos do livro "Palácio Iguaçu: Coragem de Realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto", às 19 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.
A advogada paranaense Aline Gonçalves e o empresário paulista Raphael Venditti casam-se hoje no Castelo do Batel, com produção assinada pela dupla Dado Dantas e Ilse Lambach.
O casal Vera Lúcia e Celso Hanke de Camargo comemora a chegada dos dois primeiros netos: Izabela Carraro Camargo, nascida no dia 28 de novembro, e Ubirajara Bley Neto, na quarta-feira. Os bebês são filhos, respectivamente, dos casais Karina e Rodrigo Camargo e Tatiana e Ubirajara Bley Filho.
* * * * *
"Imagine se um de vocês fosse médico e atendesse um paciente doente. O que você falaria para ele? Você tem um problema, mas a medicina já avançou demais. Vamos dar tal remédio e você vai se recuperar. Ou você diria: Meu, sifu (sic)?"
Do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso sobre a crise financeira mundial, anteontem, no Rio de Janeiro.



