Guaratuba, um dos principais balneários do Paraná, parece uma terra sem lei. Obrigados a aturar o dia todo carros de som em altíssimos decibéis com a propaganda de vários candidatos, os moradores e aqueles que para lá desceram para aproveitar o feriadão ainda têm de aguentar os decibéis dos imbecis que transitam em seus carros ouvindo pagode ou música sertaneja no último volume, inclusive madrugada adentro, lixando-se para o descanso alheio. Ninguém perturba os perturbadores da ordem noturna.
Terra sem lei 2
Gente dirigindo com copo ou lata de cerveja na mão é outra cena comum em Guaratuba à luz do dia, assim como carros turbinados cantando os pneus nas vias movimentadas. Domingo à tarde, a Avenida Atlântica era um mosaico assustador. Um grupinho de garotas bem animadas passava de mão em mão uma garrafa de Red Label enquanto alguns garotos se exibiam com um litro de vodka do outro lado da calçada ante o vai-e-vém de carros que mais parecem boates móveis garantindo a trilha sonora de péssimo gosto. Que, aliás, não se discute.
Osmar sobe
Osmar Dias está nas alturas. Uma faixa com seu nome e o número 12 pode ser vista neste feriadão puxada por uma asa-delta motorizada que sobrevoa as praias do litoral paranaense nos pontos de maior movimento. Outro que recorreu às alturas para fazer propaganda é o deputado federal Ratinho Jr. Um teco-teco dotado de um literalmente alto-falante vaga a baixa altitude tocando o jingle da campanha do candidato à reeleição.
Canja 1
Coube à Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao Senado, a tarefa de ler o currículo de Maria Cecília de Leão Rosenmann antes de ela receber a homenagem na 22ª Convenção Nacional da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, aberta na última sexta-feira, no Cietep. O auditório estava lotado de mulheres, se bem que nem todas eram do Paraná.
Canja 2
Um dos momentos de descontração aconteceu quando a presidente da BPW International, a americana Liz Benham, em visita a Curitiba pela primeira vez, encerrou seu discurso num português arrastado: "Eu amo o Brasil e amo todas vocês." O auditório veio abaixo em palmas e sorrisos.
Zapeando
- A empresária Rita de Cássia Cooper Mylla viajou neste domingo para Londres com um grupo de joalheiras de todo o Brasil. Depois de um giro pela capital inglesa e pela Escócia, o grupo vai à Itália para a feira Vicenza Oro Charm, que ocorre de 10 a 14 de setembro.
- A artista plástica Katia Velo, paulistana radicada em São José dos Pinhais, participa da exposição em homenagem à Primavera organizada pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, na Casa da Fazenda, em São Paulo. A mostra permanece aberta até 16 de setembro.
- Os artistas plásticos Leila Pugnaloni e José Antonio de Lima participam da exposição coletiva de arte contemporânea brasileira e nórdica, que será inaugurada no próximo dia 15, na Galeria BNDES do Rio de Janeiro.



