
Com muito para contar, é sempre um prazer ouvir os vários casos da Medicina que renderiam livros, narrados pelo drs. Djalma e João Calil Fadel. Ambos hoje na casa dos 80 anos. João Calil Fadel, especializado em pneumologia no RJ, dirigiu por mais de 20 anos o hospital da Lapa e por outros tantos anos o Hospital Sanatório de Pinhais. "O dr. João é pneumologista por excelência" comentário de amigo próximo em referência aos sem-números de casos de sucesso e sua dedicação à profissão. Djalma Calil Fadel de 1953 a 1975 atendeu posto de saúde na antiga Fábrica de Papel, Imbrapel, da família Lupion, no município de Arapoti, enquanto Moysés Lupion foi governador de estado. Com a saída do governador, solidário, demitiu-se, tal a afinidade com aquela família. Generalista e anestesiologista de primeira linha, na sequência foi convidado para dirigir, ainda em 75, o Hospital Carolina Lupion, em Jaguaríaíva, onde permaneceu até 89. Consta no seu histórico campanha contra a lepra e luta pela discriminação da mesma. De 1990 até 2008, atendeu postos de saúde pelo Paraná afora e Tocantins e, mais recentemente, em Curitiba sempre estudioso e pesquisador. Unidos por sangue e igualmente por ideal, a característica marcante de ambos sempre foi a de pautar sua conduta pela regra maior da medicina, muitas vezes esquecida me perdoem as exceções - de dedicação e amor ao próximo. Seguiram à risca os conselhos da "Mãe Jesus" e do "Pai Miguel", como eram conhecidos seus pais, carinhosamente por filhos, netos, bisnetos e pelos mais íntimos de nunca cobrar dos menos favorecidos. O conceito Responsabilidade Social, tão difundido hoje, sempre foi praticado por eles, o que lhes confere, certamente, o maior crédito na expectativa de muitos profissionais: admiração e respeito.
100 anos do Coxa
A programação dos 100 anos do Coritiba, fundado em 1909, contará com revival do time que foi jogar em Ponta Grossa e brilhou na época em que havia muitos admiradores ingleses fãs do futebol, por causa da ferrovia, apesar do empate por 1 a 1. Desse jogo nasceu a oficialização do Coritiba. Time master selecionado irá, em comboio da Serra Verde Express, dia 21 de novembro, para a partida relembrando o fato. No time da época, quatro dos jogadores eram do clã dos Hauer. Naturalmente, o vice-presidente Marcos Hauer pretende integrar ao novo time alguém da família, seguindo a tradição. Adesões ao comboio e memorável evento não faltarão.
Krigsner na plateia, idas e vindas e outras novas
Miguel Krigsner, fundador do Boticário e presidente do Conselho de Administração da empresa, escolheu lugar e programação especiais para a comemoração dos 19 anos da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: o Jardim Botânico, onde estará presente amanhã para assistir a uma das 18 apresentações abertas ao público e gratuita da peça "O Aprendiz de Botiqueiro", que o consagrado grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo fará em diversos pontos de Curitiba e São José dos Pinhais incluindo o Dr. Botica, criado pelo Boticário em seu grupo de bonecos. O Giramundo foi responsável pelos bonecos da minissérie "Hoje é Dia de Maria", transmitida em 2005, na Rede Globo.
****** Com atuação na Receita Federal em Brasília, a advogada Ana Paula Giglio, também formada em Comércio Exterior, recém-retornou dos EUA, onde ampliou conhecimentos na George Washington University. Nos feriados recebeu a calorosa visita dos pais Cristina e Carlos Henrique Giglio, figuras tradicionais de Curitiba.
****** Dulce e Eduardo Merhy seguem nos próximos dias para o Rio. Lá, comemoram os 60 anos dele, hóspedes da filha Maria Eduarda e do genro Cláudio Macksoud, em seu flat de Ipanema.
****** O cheff Jairo Ramos troca a hotelaria por novos rumos: a produção de eventos. Traz escola e glamour das parisienses quando, nos anos 70 e 80, acompanhou a Diva Mireille Mathieu, fiel amiga.
****** Noite dessas, em jantar no Pata Negra, mesa alegre reunia as primas Adriane Lobo Welker, Julietinha Miró, Rosane Buschle, Maria Cristina Blasi e Cíntia Ferroni Miró. Aplausos para a "paella" de Carlos Aichinger.
****** O oftalmologista Paulo Fadel participa de Congresso na sua área, em Barcelona (Espanha), de onde retorna dia 17.
****** O Guega Ristorante, aberto aos domingos, estreia primeiro almoço amanhã. Inaugurado, em agosto, no coração de Curitiba na Voluntários da Pátria , tem no comando os sócios Paulo Fatuch, Andersen Prado e o chef Celso Freire.
****** Amigas da BPW e a presidente Maria Inês Borges da Silveira reuniram-se em tarde agradável, semana passada, no Buffet do Batel, para homenagear Teresa Rezende, assessora especial da Fiep.
****** O estúdio de Fabiana Guedes brindou 1 ano de novo endereço no Alto da Glória, com o tema "Happy Hour da Muller Executiva, dias atrás. A mãe, Ana Guedes, assessorou no evento.
****** Mariana Malucelli, sócia da arquiteta Priscilla Müller na empresa P&M Projeto de Eventos, segue para a Europa. Na agenda: Paris, Praga, Viena, Budapeste e Amsterdã, para ver inovações da área.
****** Almoço executivo asiático do Soto Asian Cuisine é a novidade do mais novo restaurante do segmento em Curitiba, comandado pelos irmãos Luciano e Cristiano Chiaramonti, com um dos melhores cheffs especializado em cozinha do sudeste asiático do Brasil, YuriFerrar Ogurtsova.
****** As irmãs Paola Mercer de Camargo Moraes e Pollyana de Camargo Martins, dedicando-se ao curso de hotelaria no Centro Europeu. Somam conhecimentos para aplicar à Pousada Formiga da Figueira, em Tibagi, da sua mãe, Margarida Mercer, que circula pelo Leste Europeu.
****** Fernanda e o odontólogo Marcos Trevisi seguem para N. Iorque, onde ele participará de congresso de implantodontia. Lá, comemoram 5 anos de casados. Ela, que é fã de Bono Vox, recebeu dele presente bem original: Ingresso para o show da Banda U2, com direito a espaço VIP e transporte em Limousine.
****** A psicóloga Silvia Vidhi, novo sobrenome adotado por filosofia do Reiki, de volta a Curitiba após cumprir estágio de Psicologia Clínica no Hospital Bambino Gesù do Vaticano. Seu irmão Leonardo Rodrigues da Silva é engenheiro biomédico, atuante na área de desenvolvimento e pesquisas de equipamento inovadores na monitoração dos movimentos do corpo humano. Ambos motivo de orgulho para o pai, o coiffeur Joãozinho Silva, igualmente competente e estimado na sua área.
****** O jornalista Aroldo Murá G. Haygert falou no espaço "Café Literário", na Bienal do Livro, realizada em Curitiba, sobre a construção de seu livro Vozes do Paraná 2 (nas Livrarias Curitiba), do qual sou um dos personagens, ao lado de Jaime Lerner, Ricardo Pasquini, Gleisi Hoffmann, Gustavo Fruet, René Dotti, Alexandre Curi. Plateia atentíssima e com muitas indagações. O livro será reapresentado, dia 6 de outubro, nos meus 35 anos de colunismo, no Castelo do Batel. A cada dia mais e mais amigos aderem ao evento. Sensibilizado, agradeço a todos, em especial à atenção dos amigos Marcelo Lupion e Lígia Hartmann do Castelo e Buffet Nany Carvalho pelo prestígio. Até aqui o Senhor nos ajudou...
Reflexão:
"Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio." 1 Corintios 3:18
"O amigo comprovado, prende-o firme no coração com vínculos de ferro, mas a mão não calejes com saudares a todo instante amigos novos."William Shakespeare






