Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dia Mundial do Tabaco

Com apoio é mais fácil largar o vício

Segundo o ministério da saúde, só 5% dos fumantes abandonam sozinhos o cigarro e 1% volta a cair em tentação

Mauren Morena, 44 anos, foi fumante durante três décadas e está há 10 meses sem colocar um cigarro na boca. Ela resolveu parar de fumar de um dia para o outro.

Para ela, o Dia Mundial de Combate ao Fumo, comemorado nesta quarta-feira, sempre passou despercebido. Mas agora a data pode ajudá-la no esforço para se manter entre os 4% de fumantes que largaram o vício sozinhos e conseguem ficar sem cigarro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 90% dos fumantes têm vontade de parar de fumar. Deste total, apenas 5% conseguem se manter longe do cigarro sozinhos e pelo menos 1% deles voltam a fumar em um ano. Segundo a fisioterapeuta Eliane Marcon Fortes, que coordena o programa municipal "Ajudando seu Paciente a Parar de Fumar", na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, o acompanhamento aumenta em 40% a chance de permanecer longe do vício.

Em Curitiba, além da Ouvidor Pardinho, o programa também é oferecido na unidade de saúde da Vila Hauer e no Hospital Cajuru. Os interessados devem procurar uma unidade de saúde para se inscrever. O tempo de espera pode ser de até dois meses, mas a coordenadora lembra que novas equipes estão sendo capacitadas para que o programa seja oferecido em outras unidades do município.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.