• Carregando...
UTI adulta está sendo reformada para receber novos leitos de UTI cirúrgica. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
UTI adulta está sendo reformada para receber novos leitos de UTI cirúrgica.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral recebem entre outubro e novembro deste ano a primeira leva de contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para os dois estabelecimentos de saúde. Serão 418 novos trabalhadores. De acordo com o diretor do HC, Flávio Tomasich, essas contratações irão possibilitar uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por mês para o hospital, a abertura de 78 leitos e a melhora do atendimento de urgência e emergência.

Esses profissionais foram aprovados no concurso realizado pela Ebeserh no meio deste ano para o HC e a maternidade. No total, foram abertas 1.775 vagas. Já no próximo mês, 318 concursados começam a trabalhar. Esse primeiro grupo será composto por 198 médicos, 118 profissionais de enfermagem e 2 técnico-administrativos. Em novembro, mais 100 médicos passam a atuar no hospital e na maternidade.

Segundo a direção do HC, com esse reforço nas equipes médicas e de enfermagem, será possível ampliar de 9 para 11 o número de salas de cirurgia e outros leitos de UTI, que atualmente estão fechados por falta de pessoal. O atendimento de urgência e emergência ganhará agilidade.

14 salas de cirurgia

devem estar em funcionamento até o fim de 2016 no Hospital de Clínicas com a chegada de novos profissionais contratados via Ebserh. Atualmente, apenas nove salas estão em funcionamento. Com as 14 salas abertas, estima-se que 1,5 mil cirurgias poderão ser realizadas pelo hospital a cada mês.

“O impacto dessas contratações será imediato. O acolhimento dos servidores já acontece na última semana de setembro. Entre os dias 6 e 7 de outubro, eles serão encaminhados para as suas unidades funcionais e já na segunda semana de outubro começam o trabalho”, explicou Tomasich.

Ainda de acordo com ele, a partir de fevereiro de 2016 devem ser chamados blocos de 40 a 80 concursados por mês até se completar a chamada dos 1.775 profissionais concursados. De acordo com o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel, apesar da crise financeira pela qual passa o país e o ajuste fiscal promovido pela União, os profissionais devem ser chamados nesse ritmo. “Isso já está pactuado.”

Orçamento

Além de melhorar o atendimento, a expectativa da direção do hospital é que as contratações via Ebserh também gerem economia de gastos e aumento no faturamento do HC. Segundo Tomasich, só neste ano, a economia já será de R$ 2 milhões com a dispensa de contratos com cooperativas médicas para cobrir postos de anestesiologia e áreas na Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

As contratações também abrirão a possibilidade do HC aumentar o número de atendimentos, o que irá gerar um consequente aumento de receita. Nos próximos dois meses, o hospital deverá rever e ampliar as metas contratualizadas com o SUS para 2015. “A estimativa é de que o hospital alcance um equilíbrio financeiro até o fim do ano que vem”, afirmou Akel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]