• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Banco de Leite Humano do Complexo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) precisa de doações. Dos dez freezers disponíveis para o armazenamento de leite materno, apenas três estão ocupados e, de acordo com a consultora em aleitamento materno, Celestina Grazziotin, o estoque é o mais baixo desde que o banco começou a funcionar, ou seja, há trinta anos.

“Muitas mulheres que estão amamentando acabam tendo que jogar o leite fora. A doação pode ajudar a alimentar os recém-nascidos que estão internados no hospital”, comenta. Por mês, cerca de 60 crianças são alimentadas com o leite do banco do HC e cinco litros são usados todos os dias nesta alimentação. “O melhor alimento para os primeiros meses de vida são o colo da mãe e o leite materno. O leite é administrado mesmo em gotas para os bebês prematuros, para que o organismo comece a receber o alimento”, explica consultora.

Como doar

Para fazer a doação, é preciso ligar para o Banco de Leite Materno e obter as primeiras informações de como fazer a coleta. “É simples, mas a coleta precisa ser feita em local adequado e o leite colocado em um frasco de vidro esterilizado”, explica Celestina. Ao ligar, as enfermeiras passam as primeiras informações por telefone mesmo e agendam uma visita para levar os frascos e orientar a mãe sobre como realizar a coleta. Depois disso, a equipe faz visitas semanais para que o leite retirado seja levado ao HC, até que a mãe tenha leite disponível para doação. A coleta em domicílio pode ser feita em Curitiba e em três cidades da região metropolitana: Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo.

Serviço

O Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o (41) 3360-1867.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]