Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Interior

Com falta de médicos, saúde enfrenta crise em Cascavel

Município já trocou de secretário três vezes e novo titular da pasta promete fim do agendamento de consulta

As ações recentes para contornar a crise na rede básica de saúde de Cascavel não surtiram o efeito desejado pela administração municipal. Pelo contrário, as reclamações sobre o atendimento aumentaram. Entre as queixas estão a falta de médicos e o agendamento de consultas nos postos de saúde. De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade precisa de 119 médicos para atender a demanda local.

O déficit aumentou nos últimos dois anos, quando o município exigiu a presença dos médicos por 4 horas diárias nas unidades básicas de saúde. A exigência da jornada de trabalho partiu do ex-prefeito Edgar Bueno (2001-2004) e acabou virando processo que está em curso na Justiça Estadual. Entre 2004 e 2005, 35 profissionais concursados pediram a exoneração de seus cargos. O atual prefeito, Lísias de Araújo Tomé (PPS), que é médico, também não obteve, até agora, sucesso no que se refere ao atendimento, e muito menos conseguiu atrair novos médicos para a rede básica.

Em um ano e meio, Lísias trocou três secretários de Saúde e nomeou, há dois meses, o administrador Nadir Wille para a pasta. Uma das medidas anunciadas recentemente é a contratação urgente de 35 médicos para recompor as equipes nos postos de saúde onde há maior demanda. A admissão de novos médicos está sendo feita por meio de convênio entre a prefeitura e a Associação Nova Aliança (ANA), com um salário bruto de R$ 2.420 – 51% maior que o salário pago aos 86 médicos concursados. "Há um desestímulo salarial para trabalhar no município. Pretendemos, no próximo concurso público, melhorar o atual piso da categoria", ressalta Wille.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.