Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
no oeste do pr

Com falta de professores, 30 mil alunos voltam às aulas em Cascavel

Estudantes dizem que estavam ansiosos pelo retorno das aulas, principalmente aqueles que estão cursando o último ano do Ensino Médio

Cerca de 30 mil alunos retornam às aulas nesta quinta-feira (12) nos 42 colégios estaduais de Cascavel, no Oeste do Paranpa. Após um mês de atraso, eles dizem estar ansiosos pela retomada do ano letivo, mas muitos enfrentarão problemas já no primeiro dia de aula. Em boa parte das escolas, o quadro de professores ainda não está completo. Além disso, existem estabelecimentos de ensino que iniciarão o ano sem merenda escolar.

No Colégio Ieda Baggio Mayer, que possui 520 alunos, falta professor de química e sociologia. De acordo com a diretora Jussara Terezinha Lopes, também não há merenda. Ela diz que precisará segurar os alunos durante as aulas vagas e realizar atividades diferenciadas. No Colégio Horácio dos Reis também há falta de dois professores para o período da tarde. Vera Lúcia Balbinotti, diretora da escola que tem 1.300 alunos matriculados em três períodos, espera que o quadro esteja completo na próxima semana.

Adriana da Silva, estudante do Colégio Eleodoro Ébano Pereira, não escondia a ansiedade de retornar para a sala de aula. “Estou muito ansiosa depois desse tempo que ficamos parados”, diz. Ela não reclama das férias forçadas por causa da greve dos professores porque defende as reivindicações deles. “Eles estavam lutando por um direito deles, só que a gente perdeu muito conteúdo”, observa.

A preocupação dos amigos Douglas Bernardi, André Veloso e Henrique Hansen, que estão no terceiro ano do Ensino Médio, era retornar as aulas com o foco voltado para o Enem e o vestibular no fim de ano. “Eu só quero estudar para o vestibular”, diz Bernardi. “É muito bom volta, ficamos muito tempo parado”, observa Veloso. “Estou ansioso porque esse período que a gente ficou parado complicou por causa do Enem, do vestibular”, completa Hansen.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.