A área de risco para incêndio florestal no estado aumentou de 90% para 95%, informou ontem o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná. "Praticamente todo o estado está em situação de risco extremo. A solução é torcer para que chova em todo o Paraná para umedecer a terra", comentou. Há 50 dias sem chuvas em grande quantidade no estado, o risco tem aumentado gradualmente.
O tempo seco tem agravado a situação do incêndio que atinge o Parque Estadual do Pico Paraná, na Serra do Mar, desde o domingo passado. Depois de anunciar que o fogo estava sob controle, o Corpo de Bombeiros detectou novos focos. A situação já era esperada porque o local está com incêndio em profundidade, que varia de 50 centímetros a dois metros, se propagando por debaixo da terra e surgindo em locais diferentes. O fogo já atingiu o Morro Getúlio e está no Morro Caratuva, com risco de chegar ao cume, onde está o acampamento da equipe dos bombeiros, e ao Morro Itapiroca. Cerca de 85 bombeiros, além de montanhistas e outros voluntários, vão atuar no local no fim de semana, mas para a Defesa Civil somente a queda de água em abundância pode controlar o incêndio na Serra do Mar.
Como o local é de difícil acesso, os montanhistas têm se revezado. Eles partem da Chácara Pico Paraná e seguem em caminhada de aproximadamente três horas e meia até o Morro Caratuva, levando o que conseguirem de água em garrafas pet. "Não é tarefa fácil, mas nós que estamos acostumados conseguimos fazer a caminhada. Quem não tem preparo físico ajuda enchendo tanques e garrafas de água, na chácara, para serem levadas para os morros", explicou a montanhista Andressa Zanlorengi.
"Quem pode tem ido durante a semana passar as noites e as madrugadas no local, se revezando com o pessoal dos bombeiros. Para se ter uma idéia da dificuldade que está sendo este trabalho, na segunda conseguimos controlar um foco de incêndio. Na quarta, o local ainda estava em brasa", comentou o montanhista Rafael Gava.
Para ajudar nos trabalhos, integrantes do Clube Paranaense de Montanhismo (com) programaram o envio de dois ônibus com voluntários para ajudar no combate às chamas. Um ônibus sairá hoje de manhã da sede do clube, no Boa Vista, e vai retornar no fim do dia. Amanhã, por volta das 7h30, parte novamente em direção à Serra, levando outro grupo.
Campo Mourão
Um incêndio em uma propriedade rural próxima ao bairro Cidade Nova, em Campo Mourão (no Centro-Oeste), ontem por volta das 11h30, causou pânico em agricultores e correria aos moradores do bairro. O fogo destruiu cerca de seis alqueires de palhada e ameaçou queimar casas e uma estação de rádio. Por causa do vento forte, as chamas se alastraram rapidamente na lavoura mobilizando dois caminhões do Corpo de Bombeiros e vários moradores que auxiliaram no combate ao fogo usando abafadores.



