• Carregando...

Relembre o caso do Bairro Alto

Uma perseguição a um motociclista que andava sem capacete terminou de forma desastrosa no último fim de semana, no Bairro Alto, em Curitiba.

Moradores relatam que policiais militares invadiram uma casa sem mandado de busca ou de prisão e agrediram moradores e vizinhos, entre eles uma idosa e uma portadora de deficiência. Na sequência, quatro pessoas foram detidas. Elas denunciam que foram torturadas.

Uma advogada foi presa por desacato e afirma ter sido vítima de racismo. A Corregedoria da Polícia Militar (PM) instaurou um inquérito para apurar o caso.

O Ministério Público do Paraná investiga o caso. Dois policiais que participaram da ação foram afastados.

A Polícia Militar fez o lançamento oficial da Operação Natal neste sábado (1º) na Boca Maldita, em Curitiba. O Comandante da PM, Roberson Luiz Bondaruk, aproveitou o evento para dizer que as denúncias de maus-tratos no Bairro Alto estão sendo investigadas e todas as medidas cabíveis serão tomadas caso sejam identificados excessos. Ele destacou ainda que a corporação oferece todo seu apoio a seus agentes.

"Essa não é um prática. São casos isolados e a população pode confiar na PM", ressaltou Bondaruk ao tratar das denúncias do caso do Bairro Alto.

"Estamos abordando o problema e vamos tomar as medidas cabíveis. Tudo está sendo apurado, mas esses são casos isolados que, infelizmente, acontecem. Por isso, estamos fazendo um trabalho forte de melhoria da instrução dos policiais, dando apoio para quem trabalha bem e atacando o problema em todas as formas possíveis para evitá-lo ao máximo", completou o comandante da PM.

Operação Natal

Lançada neste sábado (1º), a Operação Natal é promovida pela PM com o apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Curitiba para reforço do ostensivo neste mês em todo o Paraná. Segundo Bondaruk, serão 3,5 mil policiais militares nas ruas nas próximas semanas para garantir a segurança da população durante as compras de fim de ano. "É o dobro de policiais colocados a mais em nosso efetivo em 2011", explicou o Subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel César Alberto Souza.

Para Bondaruk, além da ação da polícia, é importante que a população siga algumas recomendações para evitar assaltos, como andar sempre acompanhado – principalmente no caso de idosos –, não atender celular enquanto caminha pela rua, manter a bolsa na frente do corpo, no caso das mulheres, e a carteira e o celular no bolsa da frente da calça ou dentro da jaqueta, para os homens, e não aceitar ajuda de estranhos na hora de fazer pagamentos ou retirar dinheiro no banco. "As crianças também precisam estar sempre próximas dos adultos, que devem ficar atentos para evitar que elas se percam."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]